Não engordar no Natal? É possível!

10 Dicas que nunca ninguém te contou e que te vão ajudar a manter o foco este Natal.

O Natal é uma época de encontros e de socialização à volta da mesa. Para a nossa cultura, a mesa significa muito mais do que o local onde comemos: simboliza alegria, confraternização e família. Como tal, devemos aproveitá-la por todo o seu simbolismo e usufruir do privilégio que é ter comida.

Gostaríamos de apelar ao equilíbrio e à diminuição do desperdício, pois a época natalícia não deverá ser muito distante das nossas rotinas alimentares, ainda que com alguns ”acrescentos mais adoçados”. Idealmente evitarmos confeccionar comida a mais, que tende a sobrar por alguns dias ou semanas e que acabam por nos afastar dos objetivos para os quais temos vindo a trabalhar. Que continuemos a olhar para o Natal como quando éramos crianças e não como uma altura que nos cria culpa por “termos estragado a dieta”.


A Ideia da criação destas 10 dicas são pequenas estratégias que, sem cortar no que mais gostas, te podem ajudar a que não seja um sacríficio enorme. Então, confere as 10 dicas que a nossa equipa de nutrição tem para ti e foca na última, que acima de tudo é a mais importante:

1) Evita petiscar aperitivos
Enquanto preparas as refeições e os doces de natal. Guarda-te para o grande momento!

2) Refeições habituais
Faz as tuas refeições habituais, como o pequeno-almoço e os lanches. Se saltares uma delas provavelmente irás ter o dobro da fome na hora do jantar ou almoço natalício.

3) Alerta acompanhamentos
Acompanha sempre a refeição com legumes ou salada, assim evitarás comer excessivamente os restantes acompanhamentos.

4) Sobremesas? Claro que sim!
Queremos provar todas as sobremesas: faz um prato pequeno com um pouco de cada uma.

5) Cuidado especial nas Quantidades
Se a refeição for bastante condimentada e com molho, modera a quantidade do mesmo.

6) Atenção ao álcool
Modera a quantidade de álcool nas refeições. Sabias que 1 copo de vinho representa 100kcal?

7) Hitratação máxima: água
Bebe mais água ou chá ao longo do dia, vai ajudar-te a manter a hidratação.

8) Sopa? Sim, claro!
Começa as refeições principais com um prato de sopa, assim garantes que vais mais saciado quando começares o prato principal.

9) Cumpre o plano traçado pela tua nutricionista
Não saltes refeições porque vais ter mais fome! Tenta ao máximo cumprir o plano que tens traçado.

10) Mastigar de-va-gar
Mastiga todos os alimentos bem. Assim vais poder saborear melhor o que estás a comer além de que vais conseguir controlar a fome e ter uma sensação de mais saciedade.

E depois do Natal? 

Não te esqueças que o Natal são 2 dias, e não sete… Congela os restos e vai descongelando ao resto do ano para não te encheres de “restos doces” e não desperdiçares comida. Dia 26 vamos regressar à rotina alimentar com o teu plano e aos treinos no FITTEJO!

Nada como um bom treino para terminar o ano de 2021 e preparar mais uma dose extra de calorias que chega no Ano Novo.

Se achas que esta é a altura certa para cuidar mais da tua saúde, ou de alguém que gostes, temos VOUCHERs do nosso serviço de nutrição disponíveis para ti (clica aqui para saber mais).