Já ouviste falar em “Active rest day”? Sabes o que significa? Será que o descanso influencia os resultados no treino de ginásio?

Descanso ativo ou “active rest day” é um termo que cada vez mais se ouve em ginásio. Treinar sim, descansar? Claro que sim! Mas que tipo de descanso é que devemos fazer?

Ficar sentado no sofá, é descanso? Fazer uma caminhada é descanso? Então afinal o que é que devo fazer e quais os benefícios do DA (descanso ativo)? Vou mesmo melhorar os meus resultados no ginásio?

Sabe tudo o que precisas com a ajuda de um profissional do FITTEJO que te responde a tudo.

O descanso ativo é cada vez mais ponto de reflexão dentro do ginásio e por isso o professor Jorge Vieira, PT no FITTEJO, explorou mais sobre o que é isto do descanso ativo. Afinal o que é o DA? de uma forma simples é uma forma essencial para muitos atletas recuperarem de um treino intenso. Se estamos doridos depois de uma sessão de treino mais intensa, em vez de ficarmos sentados no sofá, e até para tirarmos maiores benefícios no treino, o melhor é fazer um descanso ativo!

Afinal o que é o DA (descanso ativo)?
Em resumo o descanso ativo é toda atividade física de baixa intensidade e baixa carga feita estrategicamente após um treino de alta intensidade. O DA deve fazer parte de um programa de treino bem elaborado assim como Treino de resistência, flexibilidade ou cardio.

E quais os benefícios de descanso ativo?
O corpo produz ácido láctico após um treino intenso que aumenta as dores musculares, desta forma o descanso ativo ajuda a reduzir o ácido lático nos músculos, além de aumentar a circulação sanguínea, eliminar toxinas ( radicais livres), manter a flexibilidade, diminuir as dores musculares, manter a rotina do exercício e a motivação e Diminuir a fatiga e risco de lesões.

Como fazer o descanso ativo no teu treino?
O descanso ativo pode ser aplicado após uma semana de alta intensidade, por exemplo: três ou quatro dias de treino intenso ,seguidos de um treino de recuperação; ou pode ser feito ao fim de cada três semanas (chamadas de mesociclo) logo uma semana de descanso ativo depois de três de maior intensidade. O descanso ativo poderá ser feito com exercícios com o peso corporal (sem carga): como por exemplo flexões, lunges, ou com aulas de baixa intensidade como ioga ou pilates, podendo optar-se também por uma corrida leve ou alongamentos dinâmicos. Estas modalidades vão ajudar te a manter o momentum e a recuperar da fadiga sem por as articulações e músculos cansados sobre um stress excessivo

Atenção: mas há alguma altura em que não devo fazer o descanso ativo? O descanso ativo não deve ser usado quando estamos lesionados ou quando o nosso corpo sofreu um stress muito elevado, neste caso será melhor descansar e termos um descanso passivo (sem esforço físico).

Fittejo,
#éporti