Surgem sempre questões quando se fala do processo de emagrecimento. Por isso, falámos com a equipa de nutrição do FITTEJO para perceber afinal qual é o ingrediente secreto para ter resultados e emagrecer com saúde.
Muitas pessoas praticam exercício físico e não emagrecem, outras não praticam exercício físico e emagrecem. Mas o que é que significa mesmo emagrecer? O que é saudável? Então, mas afinal praticar exercício físico não ajuda a emagrecer?
Ajuda, mas não é tudo. É importante que acrescentes ao exercício físico uma alimentação equilibrada e saudável. Mas porque é que a alimentação tem um peso tão importante? Já ouviste falar em calorias certamente e em défice (ou seja, falta de algo). Pois aqui está a única fórmula secreta do teu corpo perder volume e gordura: o défice calórico. Como? Se nunca ouviste falar ou até já ouviste mas tens sempre dúvida do que é, vem daí, porque falámos com a equipa de nutrição para te ajudar a perceber o que é o défice calórico.
Então, o que é o défice calórico?
Por palavras simples, o défice calórico é consumires menos calorias do que aquelas que gastas.
Afinal, como é que podemos criar o défice calórico, e emagrecer?
– A verdade é que estamos constantemente a gastar energia, por isso, o nosso dispêndio energético diário total pode ser dividido em três componentes:
- Taxa metabólica de repouso: energia gasta para manter as nossas funções vitais, representando cerca de 50-70% do nosso dispêndio energético diário total (DEDT). Este componente depende quase totalmente da nossa composição corporal.
- Efeito térmico dos alimentos: energia gasta durante o processo de digestão e absorção dos alimentos consumidos, representando cerca de 10-15% do DEDT.
- Exercício Físico: A energia gasta em atividades com um dispêndio acima do repouso, representa cerca de 20-30% do DEDT. Este é o único componente que depende sobretudo dos nossos comportamentos.
Então, mas como é que podemos garantir que estamos a consumir menos calorias do que as que gastamos diariamente?
- Reduzir o nosso consumo calórico para valores inferiores ao dispêndio;
- Elevar o nosso dispêndio calórico para valores acima do nosso consumo;
- Combinação de ambos.
Nota: para conseguirmos perder massa gorda e garantir a perda de peso sustentável, não são só as calorias que importam, mas também os nutrientes incluídos na dieta.
Tens dúvidas de como emagrecer de forma rápida e eficaz? Marca um rastreio completamente grátis para tirares todas as tuas questões com as nossas nutricionistas e começares hoje mesmo a ter resultados.
CLICA AQUI para agendares um rastreio grátis.
Até breve,
FITTEJO