Há demasiado tempo a treinar sem resultados, falta de força e sem motivação? Não podes dizer que não: precisas de uma nova avaliação física.

Se treinas regularmente e não vês resultados no teu corpo pode ser o primeiro sinal de que alguma coisa tem que ser transformada: para teu bem e da tua saúde. Mas vale a pena marcar ou não uma avaliação física? Ter avaliações físicas periodicamente faz mesmo diferença? Se sentes que os treinos não estão a correr como querias: claro que faz!

Começamos pelo princípio: O que é uma avaliação física?

A avaliação física é uma recolha de dados sobre a formação corporal feita pela nossa equipa especialista em exercício físico. Neste caso vamos olhar para o peso, IMC, percentagem de massa gorda e percentagem de massa muscular, o estilo de vida, se tem experiência em treinar, se tem alguma patologia e quais os objetivos do treino. A ideia é traçar um plano conjunto entre o que esperas dos treinos, o que consegues fazer e o que gostas de fazer. Este é um serviço grátis, que leva cerca de 15 a 20 minutos em gabinete e que pode ser feito num momento inicial (quando te inscreves) e repetido a cada 3 ou 6 meses (dependente do teu plano subscrito).

Mas qual é a importância de uma avaliação física?

O corpo humano funciona de formas diferentes com necessidades diferentes e por isso a resposta aos estímulos também é, claro, diferente. Por esta razão é que os treinos não devem ser exatamente iguais: cada pessoa tem o seu objetivo (aumento de massa muscular, perda de massa gorda ou ganhos de mobilidade) e por isso precisa de um plano de treino adequado. Além disso, também depende da estrutura corporal de cada pessoa, da condição física e do número de treinos semanais que pretende fazer. O objetivo ser realista é também um dos pontos importantes de definir com um especialista. E ninguém melhor que uma equipa credenciada para te poder ajudar.


Mas afinal quais são os sintomas que não posso ignorar, e que indicam que eu preciso mesmo de uma nova avaliação física?

  1. Não vês resultados no teu treino;
  2. Sentes desmotivação e que já não vale a pena ir;
  3. Fazes sempre os mesmos exercícios nos treinos;
  4. Não te sentes cansado depois do treino;
  5. Falta de força muscular;
  6. Tens apatia, cansaço e stress  no dia-a-dia;
  7. Sentes cansaço nas tarefas diárias;
  8. Dormes mal;
  9. Tens colesterol, triglicéridos ou pressão arterial elevada.

Já tiveste algum destes sintomas? Se sim, então marca já a tua avaliação física com a nossa equipa de especialistas. Mesmo que ainda não seja sócio podes pedir informações e acesso a um checkup físico com os nossos professores de forma 100% grátis. Podes agendar por whatsapp ou pelo email geral@fittejo.pt.

Até breve,

FITTEJO