Há zonas mais desafiantes de treinar. E nem tudo depende dos exercícios quando o tema é queimar gordura. Descanso e alimentação também conta.

Artigo escrito em parceria com a revista NIT.

“A acumulação de gordura na cintura e nas ancas depende de vários fatores. O que importa é percebermos que não há um exercício que nos faça perder gordura em determinada zona do corpo. O organismo gasta calorias, tonifica determinas áreas consoante o treino mas não identifica exercícios exclusivos para emagrecer num sítio específico”, explica Jorge Vieira, personal trainer do FITTEJO.

Love Handles, sabes o que são?

A gordura na região da cintura é chamada por alguns de “Love Handles”, e acabam por ser influenciados pelo excesso de calorias ingeridas e que não são gastas através da atividade física. “Enquanto não tomarmos consciência que a alimentação é a grande responsável pelos bons resultados, eles não aparecem”, realça o PT Jorge.

Fatores que influenciam o aparecimento de gordura:

Podemos treinar intensivamente, mas se o défice calórico não for negativo, não há maneira de eliminarmos tecido adiposo. O consumo de álcool e refrigerantes também não ajuda. A falta de sono ou o excesso de preocupações, algo comum a todos nós, podem afetar os níveis de cortisol, conhecida como a hormona do stress. Isto influencia o metabolismo, aumentando o nosso apetite. Todos estes fatores contribuem para o organismo armazenar gordura indesejada.

Que tipo de exercícios podemos fazer para ajudar?

Quando combinado com uma alimentação saudável, o treino de resistência com pesos e os intervalados de alta intensidade, também conhecidos como HIIT, são eficazes para ajudar a eliminar a gordura abdominal (e em várias outras partes do corpo). Porquê? A resistência ajuda a criar músculo. “Sendo estes músculos ativos, aumentam a queima de calorias mesmo estando em repouso”, diz o PT. Claro que é também importante comer alimentos com fibra, beber muita água e manter uma rotina saudável de sono para ver resultados.

O personal trainer preparou uma rotina que podes fazer em casa ou no teu ginásio. Mistura treino intervalado e alguns exercícios de resistência para os quais só precisas de alguns pesos.

Gordura na cintura: quais os melhores exercícios?

Preparámos um treino para te ajudar a simplificar e escolher os melhores exercícios.

O treino que propomos deverá ser realizada em circuito, tendo cada exercício 30 segundos de duração e repetindo-os quatro vezes. Entre cada um deles podes descansar entre 20 a 30 segundos, e depois um minuto.

Exercício funcional (ou de resistência): Prancha lateral com rotação: Inicia este exercício com o corpo esticado numa posição lateral. Apoia-te nos pés e cotovelo. Mantém o cotovelo alinhado com o ombro e estica o braço para cima. Lentamente, gira o tronco para a parte interna do corpo, inspirando e expirando ao regressar à posição inicial. Se não conseguires manter as pernas esticadas pode fazê-lo com os joelhos dobrados.

Exercício funcional (ou de resistência): Reverse woodchop: Começa na posição de agachamento com as costas direitas, ancas para trás e pernas dobradas a 90 graus. Com os braços esticados ao lado das pernas e a segurar um peso, levanta-te e leva os braços para o lado oposto junto à cabeça, enquanto expiras. Vais repetir o mesmo do outro lado.

Exercício funcional (ou de resistência): Crunch bicicleta: Deita-te de costas com as pernas levantadas em ângulo reto e joelhos dobrados. Traz o cotovelo oposto até ao joelho, expirando e levantando apenas o ombro do chão. Inspira no regresso e alterna.

Exercício funcional (ou de resistência): Russian twist: Faz-se sentado com as pernas dobradas e os braços a um ângulo de 90 graus. Segurando um peso, inclina-re ligeiramente para trás. Depois, gira o corpo para o lado trazendo o peso ao chão. Alterna e roda para o outro lado.

Exercício funcional (ou de resistência): Prancha lateral com rotação: Vais começar numa posição de flexão. Vira lentamente a anca para o lado de fora e retor à posição inicial. Repete movendo-a para o lado oposto. Inspire ao centro e expire a cada rotação.

Exercícios para um workout intervalado: Jumping Jacks: Este treino consiste em 20 segundos de cada atividade e dez segundos de descanso. É repetido oito vezes. Afasta as pernas rapidamente para o lado enquanto saltas ao mesmo tempo que juntas os braços esticados em cima da cabeça. Depois de voltar com os braços ao tronco repete o exercício.

Exercícios para um workout intervalado: Mountain climbers: Começa na posição de prancha alta (palmas no chão e pernas esticadas) e leva o joelho ao peito, alternando entre cada um.

Exercício funcional (ou de resistência): Prancha lateral com rotação: Inicia este exercício com o corpo esticado numa posição lateral. Apoie-se nos pés e cotovelo. Mantém o cotovelo alinhado com o ombro e estique o braço para cima. Lentamente, gira o tronco para a parte interna do corpo, inspirando e expirando ao regressar à posição inicial. Se não conseguires manter as pernas esticadas podes fazê-lo com os joelhos dobrados.


Podes encontrar aulas de HIIT no teu ginásio ou experimentar este treino sozinho. Queres ter a tua aula experimental 100% Grátis? Só tens de reservar connosco: 918 888 459 ou geral@fittejo.pt.

Até breve, esperamos por ti! 

FITTEJO