Sabemos que a alimentação é fundamental para o nosso desempenho, mas será que todos os alimentos são bons para pré-treino?

Quando falamos de exercício, de resultados e de cumprir objetivos é impossível não falar de alimentação. Já sabemos que os nutrientes, proteínas, vitaminas e hidratos de carbono que ingerimos são fundamentais para o nosso desempenho e sucesso a nível físico! Mas será que todos os alimentos são recomendados quando o assunto é “o que comer antes do treino?”. A resposta é um sonoro NÃO! Por isso, preparem-se para descobrir quais e o porquê de a nossa equipa de nutricionistas recomendar outras escolhas.

O primeiro alerta que podemos dar é a combinação entre açúcar e cafeína. Apesar dessa mistura parecer fabulosa (e funcionar para muitas pessoas), a verdade é que pode causar uma queda drástica no rendimento. O açúcar é rapidamente absorvido pelo organismo, resultando em picos de energia seguidos de quedas repentinas, o que não é nada conveniente para quem está à procura de um treino produtivo. Quanto à cafeína, pode causar desidratação e aumento da frequência cardíaca, o que atrapalha na performance e pode até mesmo gerar algum desconforto cardiovasculares. Mas claro, que cada caso é um caso. Mas este não é o pré-treino ideal…

Outro alimento que deves procurar manter longe do pré-treino é a comida com mais gordura. Hambúrguer, pizza… Todas estas comidas com maiores níveis de gorduras, principalmente as saturadas, são de difícil digestão e podem gerar desconforto abdominal, diminuindo seu desempenho e até mesmo levando a uma indisposição inesperada.

Além disso, evita consumir alimentos que sejam ricos em fibras pouco tempo antes de iniciares o teu treino. Apesar de as fibras serem ótimas aliadas numa alimentação equilibrada, se ingeridas antes do treino, podem comprometer o teu sistema digestivo. Isto porque fará com que ele trabalhe mais intensamente e, consequentemente, direcione mais sangue para os intestinos, deixando menos fluído para atividades físicas. Resultado? Queda no rendimento, sensação de inchaço e até mesmo a possibilidade de te sentires mais enjoado.

Por último, mas não menos importante, leguminosas. Não podemos negar que feijão, lentilhas ou grão são ótimos para o bem-estar geral e funcionamento do corpo. Mas antes de uma sessão intensa de treino, eles podem tornar-se os teus piores inimigos. Esses legumes contêm substâncias que causam gases, o que pode gerar desconforto abdominal.

Lembra-te sempre da importância do equilíbrio na alimentação para que o teu treino seja produtivo, e sobretudo com bons rendimentos e resultados. Além disso, procura sempre manter-te informado e procurar as melhores soluções para ti e para o teu pré-treino.
Entra em contato connosco agora para dares o próximo passo! Podes encontrar aulas e treinos específicos para o teu objetivo no FITTEJO. Podes reservar uma experiência connosco e testar todos os serviços do nosso espaço. Reserva a tua visita pelo whatsapp ou por email geral@fittejo.pt a tua visita.

Até breve, esperamos por ti! 

FITTEJO