A gravidez é uma nova fase na vida da mulher, mas não tem de ser impeditivo de treinar… muito pelo contrário, mas nós contamos-te tudo!

Com o início de uma gravidez, existem algumas alterações no corpo e na mente da mulher. O teu corpo começa a mudar, a barriga começa a crescer e é normal que te comeces a sentir mais ansiosa e stressada, afinal é uma fase desconhecida para todas as mulheres.

Este processo, além das mudanças físicas, traz uma grande mudança interior na mulher. Os teus orgãos precisam de começar a arranjar lugar para a nova vida que se gera dentro de ti e é importante saberes que está tudo bem. O primeiro passo, será perceberes como está a tua saúde e a do bebé!

Antes de te darmos todas as indicações sobre o treino e a importância do mesmo, durante a gravidez, é importante reforçar que antes de optares por dar continuidade aos teus treinos ou iniciares, deves consultar o teu médico. É ele, quem te vai dar a alta que precisares para continuares a praticar atividade física.

Esta alta, só te é dada se efetivamente tu e o teu bebé estiverem bem! Após teres a validação do médico, então entramos nós, FITTEJO, para te ajudar!

Se já praticavas exercício, antes da gravidez, é importante então haver uma continuidade. Isto vai ser útil, não só no pré-partp, como também no pós-parto. O teu tipo de treino apenas será alterado, dado as tuas necessidades, e beneficiando sempre a tua saúde e a do bebé.

Se não praticavas exercício e agora queres começar, se tiveres a autorização, podes dar esse passo pela tua saúde. Em ambos os casos, é importante lembrar-te que teres um acompanhamento vai ser fundamental nesta nova fase, não só pelo compromisso, mas vais te sentir muito mais segura, porque tens alguém ao teu lado que te dará os melhores exercícios e te ajuda na execução dos mesmos.

Mas, hoje vamos te dar alguns exemplos de benefícios que o exercício físico te pode trazer durante a gravidez.

  • Melhoria da capacidade funcional
  • Redução da fadiga
  • Diminuição do risco de depressão
  • Prevenção do aumento de peso excessivo
  • Controlo de distúrbios metabólicos e cardiovasculares, tais como a pré-eclâmpsia, distúrbios hipertensivos e diabetes gestacionais.
  • Diminuição de níveis de stress e ansiedade

A prática de exercício físico, apresenta benefícios notórios a nível da saúde materno-fetal. No dia 22 de maio, juntámos duas especialistas em treino para grávidas e um testemunho de quem está a passar por esta fase, para te falar um bocadinho da importância do mesmo. Podes ver a LIVE completa no instagram do FITTEJO.

Resumindo, a prática de exercício físico é aconselhada durante a gravidez, caso não tenhas nenhuma complicação impeditiva para a mesma. Preservares um tempo para ti, para cuidares da tua saúde e da saúde mental vai ajudar-te não só a nível físico, como já referido, mas também a nível da saúde mental. Ajudando-te a reduzir níveis de stress e ansiedade.

Se precisas de ajuda ou queres fazer uma mudança na tua vida, estás no sítio certo! Fala connosco 918 888 459 ou geral@fittejo.pt

Não deixes de acompanhar as nossas redes sociais e o nosso blog. Partilhamos conteúdos exclusivos para quem procura informações úteis, simples e práticas sobre alimentação saudável e exercício físico. 

Até breve,

Fittejo