Queres começar uma alimentação saudável e não sabes por onde começar? A nossa nutricionista preparou algumas sugestões que te vão ajudar.
Sabemos que começar uma alimentação saudável pode não ser fácil, o excesso de informação ou desinformação vai atrapalhar mais do que ajudar e podes estar a regredir em vez de progredir.
Para que tudo corra bem, é importante consultares um nutricionista para que este te ajude a traçar o melhor plano, de acordo com os teus objetivos e necessidades. Mas, hoje vamos ajudar-te com algumas sugestões que a nossa nutricionista preparou para ti.
Para começar precisas de uma boa:
Organização
A organização é um dos passos mais importantes. O planeamento adequado das refeições vai ajudar-te a tomar decisões mais inteligentes, evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e, claro, assegurar que estás bem nutrida/o.
Aqui vão algumas dicas para estruturar as tuas refeições.
- Planeia as tuas refeições da semana, para isso, tira um tempo para planear e preparar as tuas refeições. Assim, evitas escolhas impulsivas e garantes opções saudáveis para a semana inteira.
- Estrutura as tuas refeições principais e tenta sempre incluir os três macronutrientes principais: proteínas (carnes magras, ovos, leguminosas), hidratos de carbono (batata-doce, arroz integral, quinoa) e gorduras saudáveis (abacate, azeite).
- Faz compras inteligentes, quando fores ao mercado faz uma lista de compras baseada no teu planeamento semanal. Dica adicional: não vás com fome!
Durante todo o processo de organização:
Não comeces por excluir e sim por INCLUIR
Quando estás à procura de melhorar a tua alimentação, é comum achar que a solução está em cortar ou restringir alimentos/grupos de alimentos. No entanto, uma abordagem muito mais eficaz e sustentável consiste em focar no que podes incluir.
Chega de dietas altamente restritivas e drásticas, isso não faz bem à tua saúde. Aprende a comer e a tirar o melhor proveito disso mesmo.
- Começa com pequenas mudanças – Começa por incluir mais frutas e vegetais na tua alimentação. Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, essenciais para a promoção da tua saúde. Ao adicionares mais opções mais nutritivas no teu prato, vais diminuir, naturalmente, o espaço para os alimentos menos nutritivos.
Lembra-te, sempre, que é importante fazeres as refeições todas do teu dia. Prioriza alimentos ricos em proteínas, fibras, vegetais e sem excluir os hidratos de carbono. É verdade! Leste bem, os hidratos podem e devem fazer parte da tua alimentação – como todos os outros alimentos, o importante é manteres o equílibrio.
Se gostas deste tipo de sugestões e queres manter-te a par de todas as sugestões de treino e nutrição – segue as nossas redes sociais e o nosso blog, partilhamos conteúdos exclusivos e podes, ainda, acompanhar as novidades do FITTEJO.
Agenda já a consulta com a nossa nutricionista, se ainda não fazes parte da nossa família – FALA CONNOSCO – 918 888 459 (MOITA) ou 960 424 959 (CORROIOS). Estamos à tua espera!
Até breve,
FITTEJO