Segundo a Federação Mundial da Obesidade, a taxa de obesidade tende a aumentar e cerca de 39% dos portugueses adultos serão obesos até 2035.
Todos os dias deviam ser marcados pela importância de cuidares da tua saúde. E ontem foi um desses dias.
O dia 4 de março, assinalado pelo Dia Mundial da Obesidade, é sobre a consciencialização de uma condição de saúde que pode mesmo estar a passar-te ao lado.
Cerca de 67,6% da população portuguesa, tem excesso de peso ou obesidade
Informação retirada do jornal Expresso
Sabias que mais de metade da população sofre deste excesso de peso ou obesidade? Sabias que dessa percentagem a grande incidência está nos jovens?
A obesidade não é apenas uma questão estética, está diretamente relacionada com diversas complicações de saúde, como:
- Diabetes tipo 2, hipertensão, problemas cardíacos e até alguns tipos de cancro.
O que é a obesidade?
Por esta altura, podes te estar a questionar “mas, afinal o que é a obesidade?”.
A obesidade é uma condição médica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que pode resultar de fatores como:
- Genética, alimentação inadequada, sedentarismo, fatores emocionais e até distúrbios hormonais.
A alimentação rica em calorias vazias, como fast food, doces e bebidas açucaradas, associada ao sedentarismo, são das principais causas do aumento da obesidade.
Como já referimos anteriormente, esta condição de saúde pode levar a outros problemas como:
- Doenças cardiovasculares – O excesso de gordura sobrecarrega o sistema cardiovascular, aumentando o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
- Diabetes tipo 2 – A obesidade pode causar resistência à insulina, elevando os níveis de glicose no sangue e favorecendo o desenvolvimento de diabetes.
- Hipertensão – O aumento de peso pode levar a um aumento na pressão arterial, o que pode resultar em complicações sérias.
- Problemas articulares: O peso extra coloca uma pressão adicional nas articulações, podendo resultar em doenças articulares.
- Distúrbios respiratórios: Com o excesso de peso, podes vir a sofrer de apneia do sono, mais comum em pessoas obesas.
Como combater?
Começares a cuidar de ti e da tua saúde é fundamental para não deixares estender a problemas de saúde mais severos. Como?
A prática regular de exercício físico é uma das maneiras mais eficazes de combater o excesso de peso ou a obesidade. O exercício não é apenas para queimar calorias, mas também para melhorar a composição corporal, aumentar a massa muscular e acelerar o metabolismo. Além disso, ajuda-te ainda a reduzir o stress, a ansiedade e a depressão.
- No FITTEJO, tens uma variedade de treinos adaptados às tuas necessidades e objetivos. Se queres emagrecer, melhorar a tua saúde ou simplesmente te sentir mais disposto, nós temos a ajuda certa para TI.
Além do exercício, uma alimentação equilibrada é essencial para o controlo de peso e a prevenção da obesidade. Optar por alimentos ricos em nutrientes e pobres em calorias vazias vai fazer toda a diferença.
Sugestões para uma alimentação mais equilibrada
Aqui estão algumas sugestões para uma alimentação saudável:
- Opta por alimentos frescos
- Evita alimentos ultraprocessados
- Controla as quantidades
- Hidratação
Lembra-te, uma dieta saudável aliada à prática de exercício, é o equilíbrio necessário para o teu corpo funcionar de forma otimizada. Assim, vais contribuir para a perda de peso, aumento da energia e melhoria da tua saúde geral.
Ainda tens dúvidas? Este era o post que precisavas de ler hoje para dares este passo POR TI. Não só ontem, como todos os dias, devemos realçar e priorizar a nossa saúde. Não te esqueças que a mudança começa com pequenas atitudes no dia a dia, todas elas tomadas por ti.
Se precisas de ajuda para dar este passo, fala connosco: 918 888 459 (MOITA), 960 424 959 (CORROIOS), 961 596 162 (SETÚBAL) ou ONLINE, através das nossas redes sociais.
Segue o nosso blog para não perderes todas as sugestões de treino e alimentação e ainda dicas que te vão ajudar a cuidar mais de ti.
Até breve,
FITTEJO