As dores na lombar não precisam de ser um problema se souberes o que fazer para as aliviar. Nós ajudamos-te. Presta atenção e vem connosco.

Segundo dados científicos, um em cada três portugueses (37,3%) queixam-se com dores na lombar. A dor pode variar em picos de intensidade ou pode até ser contínua o que acaba por condicionar a tua rotina. Para te ajudar, reunimos alguns exercícios simples, mas eficazes que te podem ajudar bastante a reduzir a dor na lombar. Com a ajuda da nossa profissional Sara Corona conseguimos chegar aos 5 exercícios mais simples mas com maior eficácia no alívio da dor na lombar.

5 exercícios simples para aliviar as dores na lombar:

Alongamento Gato/Camelo
  • 1. ALONGAMENTO DE GATO E CAMELO: Começa na posição de 4 apoios. Faz uma expiração e encolhe o abdômen, trazendo o queixo para o peito enquanto contraímos os glúteos. Segura por três segundos e inspire, desfazendo a postura, enquanto abrimos bem o peito, elevando a cabeça e trazendo as ancas para trás. Repete o movimento 5 vezes, alternando entre as posições.
Prancha Frontal
  • 2. PRANCHA FRONTAL: Deita-te de bruços com os antebraços no chão e os cotovelos alinhados diretamente abaixo dos ombros. Levanta o corpo, formando uma linha reta dos calcanhares até a cabeça. Mantém a posição por 20 a 30 segundos, mantendo os músculos abdominais contraídos. Descansa e repete em torno de 2/3 vezes.
Torção Sentada
  • 3. TORÇÃO SENTADA: Senta-te no chão com as pernas estendidas. Gira o tronco para a direita, com os braços abertos. Mantém a posição por 15-30 segundos e depois troca de lado. Repete por volta de 5 vezes.
Ponte de Quadril
  • 4. PONTE DE QUADRIL: Deita-te de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão, na largura dos quadris. Levanta os quadris/ancas em direção ao teto, mantendo os ombros no chão. Aperta os músculos dos glúteos enquanto levanta os quadris. Mantém a posição por alguns segundos e depois baixa lentamente os quadris de volta ao chão.
Spine Stretch
  • 5. SPINE STRETCH: Senta-te com joelhos em extensão, ponta do pé para cima, tronco alinhado, ombros neutros e olhar em frente. Expira, colocando o umbigo para dentro e os ombros para a frente enrolando todas as vertebras esforçando o abdominal e alongando posterior do tronco. Repete por várias vezes (ao teu critério).

Podes introduzir esta rotina de exercícios de manhã ao acordar, ou no final de cada treino. O que importa é que te sintas aliviado. E não te esqueças que se as dores continuarem deves fazer um recap à tua rotina de treino, exercício e posturas para perceber o que pode estar a gerar este desconforto.

Agora está na hora de colocares estes exercícios em prática, melhorares a postura e, consequentemente, melhorares a tua qualidade de vida. Se a tua lombar continua a ser um problema e precisas de ajuda, fala connosco:
📲 918 888 459 ou geral@fittejo.pt e vem falar com os nossos profissionais e experimentar as nossas aulas, que te ajudam na melhoria da postura e no alívio das dores.

Se queres manter-te atualizado com mais treinos e dicas como estas, não deixes de acompanhar as nossas redes sociais e o nosso blog. Partilhamos conteúdos exclusivos para quem procura informações úteis, simples e práticas sobre alimentação saudável e exercício físico.

Até breve,

Fittejo