Já ouviste falar em fome emocional? Sabes as consequências que pode ter? Então é um assunto que precisamos falar.
A tua relação com a comida não precisa de ser um problema. Esta deve ser saudável e ir de encontro às tuas necessidades, uma boa relação com a tua alimentação é fundamental para o teu bem-estar, tanto a nível físico como mental.
A pensar em TI, a nossa equipa preparou uma explicação sobre o que é a fome emocional e quais as consequências que a mesma pode trazer. Continua a ler, vamos te explicar tudo!
O que é fome emocional?
A fome emocional trata-se de quando tu comes não por necessidade física (fome), mas sim em resposta às emoções (stress, ansiedade, tristeza, solidão ou tédio).
As pessoas que sentem fome emocional, sentem-na devido à procura de alívio e conforto na comida, acabando a comer só por comer.
É necessário saber que existe diferença entre a fome emocional e a fome física. A fome física é a resposta ao corpo a uma necessidade de energia e nutrientes, já a fome emocional é um ato movido por estados emocionais, o que leva a pessoa a ter hábitos de alimentação pouco saudáveis.
Características:
1. Surgimento inesperado: O surgimento ocorre de forma súbita, onde o descontrolo por comida é notório, porque parece que nada preenche o “vazio” da “fome”.
2. Alimentos específicos: Quando a fome emocional aparece há uma tendência de procurar alimentos específicos como, alimentos com muito açúcar ou ricos em gordura e sal.
3. Comer sem consciência: Este tipo de fome faz com que as pessoas comam de forma compulsiva. Ingerindo alimentos com um nível calórico muito elevado.
4. Sentimento de culpa: Após comer de forma descontrolada e impulsiva, pode aparecer um sentimento de culpa e desconforto emocional relacionado à alimentação.
5. Ciclo-vicioso: Para muitas pessoas a fome emocional se torna um padrão repetitivo que ocorre regularmente em resposta a certos gatilhos emocionais.
Consequências:
O hábito de ingerir alimentos, maioritariamente, pelo lado emocional deixa de ser uma prática saudável, o que vira um hábito compulsivo e de rotina. Isto, pode resultar num ganho de peso excessivo.
Assim, a situação pode agravar, pois com o aumento de peso pode surgir o sentimento de baixa auto-estima e desvalorização pessoal.
A fome emocional é um ciclo vicioso que pode impactar negativamente a saúde física e emocional.
Lembra-te sempre que cada caso é um caso e deves sempre procurar o melhor para ti e para os teus objetivos e necessidades. Por isso, podes e deves pedir ajuda. Uma consulta com um especialista pode te ajudar a perceber melhor tudo o que se está a passar.
Se ainda não marcaste o teu rastreio nutricional e precisas, a nossa equipa está aqui para te ajudar!
Se queres manter-te atualizado com mais treinos e dicas como estas, não deixes de acompanhar as nossas redes sociais e o nosso blog. Partilhamos conteúdos exclusivos para quem procura informações úteis, simples e práticas sobre alimentação saudável e exercício físico.
E já sabes, se tiveres questões sobre como deves planear os teus treinos estás no sítio certo! É o teu momento, fala connosco 918 888 459 ou geral@fittejo.pt
Até breve,
FITTEJO