O exercício físico é recomendado para grávidas. Descobre aqui quais os benefícios de treinar na gravidez e os melhores exercícios.

Atualmente, o exercício físico tornou-se parte do quotidiano de muitas mulheres. Mas e durante a gravidez? Essas mulheres devem continuar a ir correr no final da tarde, ir ao ginásio ou até mesmo andar de bicicleta? De um modo geral, a resposta é sim. No entanto, isso depende de várias circunstâncias e é influenciado pelo nível de atividade física que a mulher praticava antes da gravidez, bem como todas as recomendações médicas que podem alterar o tipo de treino e a frequência com que podes treinar.

Benefícios de treinar na gravidez:

  • Aumenta a sensação geral de bem-estar;
  • Aumenta os níveis de energia;
  • Previne o excesso de peso e aumenta a auto-estima da futura mamã;
  • Ajuda no parto e a voltar à forma física anterior à gravidez com mais facilidade;
  • Fortalece o sistema cardiovascular, o que permite que a grávida se sinta mais em forma e com mais resiliência;
  • Diminui o risco de diabetes gestacional
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Ajuda a combater as oscilações de humor;
  • Evita o desenvolvimento de depressão pós-parto

Mas muito além dos benefícios, falamos com a nossa Pt Inês Tavares, especialista em treino para mamãs e também ela mamã, por isso pessoa indicada para te falar do verdadeiro assunto “quando é que as grávidas podem começar a treinar?”

Como em muitas respostas que damos a verdade é só uma… a resposta certa é: depende…

 Depende do quê? 

Depende do teu historial de atividade física. Se eras uma pessoa sedentária e queres começar a treinar agora que engravidaste, talvez não seja a altura mais indicada para começares. O corpo da mulher está a sofrer muitas alterações físicas e metabólicas por si só; Gerar um bebé já requer bastante desgaste energético e é um desafio gigante para o nosso corpo, ao decidirem começar a treinar agora o corpo ainda vai ser mais estimulado e desafiado, vai ser desafiante para a mãe gerar um bebe e ainda estar receber a estímulos de treino que antes não eram precisos e não está de todo habituado a fazer, opta nesta fase por umas caminhadas ao ar livre e recomeçam os treinos após o parto (sempre com indicação médica).

Se já estás habituada a treinar, a resposta é sim! Podes continuar a treinar, SEMPRE com aval médico da tua obstetra.  Assim que a médica veja que está tudo bem com a tua gravidez podes retomar os treinos sempre com a intensidade controlada, nunca chegando a intensidades extremas. É consensual que uma atividade moderada durante uma gravidez normal proporciona inúmeros benefícios para a saúde da mulher; além disso exercícios com resistência, de intensidade leve a moderada podem melhorar a resistência e flexibilidade muscular, sem aumento no risco de lesões, complicações na gestação ou relativas ao peso do feto ao nascer. Consequentemente, a mulher passa a suportar melhor o aumento de peso e atenua as alterações posturais decorrentes desse período.

Ressalvamos ainda a importância da aposta num treino acompanhada com um profissional mais especializado na área para que haja maior benefício e tires melhor partido do treino para a altura do parto!

E afinal que exercícios é que as grávidas podem fazer?

Uma vez mais… depende. Mas deixamos 4 sugestões simples que podes pôr em prática. Não te esqueças sempre de falar com o teu responsável de treino e os médicos que te acompanham para garantir a tua segurança e do teu bebé.

Experimenta começar por:

  • Pilates: como fortalece a musculatura pélvica, que ajuda na sustentação do peso da barriga e no parto normal é uma ótima aula para grávida. Além de melhorar a postura durante esta fase.
  • Yoga: promove uma maior flexibilidade, e ajudam no controle da ansiedade.
  • Musculação: além de fortalecer os músculos, é importante para reduzir dores nas  costas e nas articulações. Com cuidado nas cargas e respeito pelos os limites do corpo, é possível continuar a fazer musculação na gravidez.
  • Caminhada: pode ser praticada mesmo por quem não costumava fazer exercício antes da gravidez.A recomendação para grávidas é de caminhar durante 30 minutos, 3 vezes por semana.

Podes encontrar aulas e treinos específicos no FITTEJO. Se estás grávida, a pensar engravidar ou no período pós-parto nós temos uma equipa de especialista pronta para este momento bonito da tua vida! Fala diretamente connosco por whatsapp ou através do geral@fittejo.pt.

Até breve, esperamos por ti! 

FITTEJO