Alimento típico da cultura árabe, o húmos é feito a partir de grão-de-bico cozido. Por isso é fonte de proteínas, fibras, ácido fólico, antioxidantes… basicamente é incrível para fazer parte da tua alimentação.
É um ótimo prato para servir como acompanhamento mas também para petiscar num convívio de fim-de-semana. Apesar de o húmos ser típico na cultura árabe nos últimos anos ganhou espaço também em Portugal. Uma receita simples: grão-de-bico espremido, taíne, azeite, sumo de limão, sal e alho. Mas com o tempo cada cultura foi acrescentando ingredientes para lhe dar sabores mais típicos (como os coentros, tão portugueses).
É uma ótima ideia para ter pronto na hora de receber amigos e familiares em casa – é simples de preparar, pode ficar guardado horas (e até dias) no frigorífico, e, além disso o Húmos pode ser servido com pão ou torradas.
Benefícios de incluir Húmos na alimentação:
- Controlar a glicémia: pelo uso do grão-de-bico, que tem um índice glicémico baixo. Ou seja, é absorvido e digerido mais lentamente (prolongando a sensação de saciedade), o que, consequentemente, diminui a quantidade de açúcar no sangue.
- Ajudar na fome: e por isso ótimo numa entrada. Como ajuda a prolongar a sensação de saciedade é sempre bom numa fase inicial de um almoço/jantar.
- Ótimo para quem treina: o grão-de-bico é um ingrediente rico em proteínas e ferro. Por isso, podes até incluí-lo no pós-treino, para repor as energias.
Preparámos 3 receitas de húmos, da mais tradicional a outras sugestões simples e saborosas para incluíres na tua mesa este verão – sugestão da nossa equipa de nutrição preparou para ti.
- Húmus Tradicional:
Ingredientes:
- 1 frasco de grão cozido
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 dente de alho
- Sumo de 1 limão pequeno
- Coentros ( a gosto)
- Pimenta, cominhos e sal (a gosto)
Preparação:
- Colocar o grão num triturador e triturar.
- Adicionar o azeite, o sumo de limão, o alho, o sal e as especiarias e triturar novamente até se obter uma mistura homogénea.
- Adicionar 2 colheres de sopa de água caso a pasta não tenha ficado homogénea. Triturar novamente. Acrescentar os coentros e voltar a triturar.
- Servir com palitos de cenoura ou pepino.
.
2) Húmus de couve com alho
Ingredientes:
- 500 gr de couve-flor;
- 3 colheres de sopa de tahini (pasta de sésamo);
- 3 colheres de sopa de sumo de limão;
- 2 dentes de alho pequenos;
- 50 ml de azeite + um pouco para assar e finalizar;
- 1 colher de chá de cominhos moídos;
- 1 colher de chá de sal;
- Pimenta preta q.b
- Paprika q.b
- Água q.b, se necessário
Preparação:
- Cozinhe os floretes de couve-flor ao vapor, depois espalhe-os num tabuleiro sem se sobreporem, regue-os com um pouco de azeite e leve-os ao forno a 200ºC na função grill até ficarem douradinhos, vire-os para dourarem de ambos os lados. Retire e deixe arrefecer.
- Coloque no triturador o tahine, o azeite, o sumo de limão, os dentes de alho, o sal e os floretes de couve-flor e triture tudo muito bem. Adicione os cominhos e a pimenta preta e continue a triturar até ficar tudo macio. Se o húmus estiver demasiado grosso junte um pouco de água. Prove e acerte os temperos se necessário.
- Coloque o húmus numa taça, alise, regue com um pouco de azeite e polvilhe com paprika. Conserve no frio até servir.
- Sirva com tostas e/ou palitos de cenoura crua.
.
3) Húmus de pistachio
Ingredientes:
- Meia chávena de pistachios;
- 400 gr de grão cozido;
- 3 colheres de sopa de azeite;
- 2 dentes de alho;
- 1 colher de sobremesa de sumo de limão;
- 1 colher de chá de cominhos;
- Pimenta e sal (a gosto)
Preparação:
- Num processador de alimentos, triture os pistachios. Depois, adicione os restantes ingredientes e misture bem até formar uma pasta uniforme.
Queres ter acesso a mais receitas? Pede agora o teu Ebook do verão de 2022 , cheio de receitas para todas as refeições. Também podes pesquisar AQUI outras receitas saudáveis com o carimbo de qualidade FITTEJO e que são destacadas pela nossa equipa de nutrição.
Se tiveres questões aproveita e clica AQUI para falares connosco!
Até breve,
FITTEJO