Em Portugal, são detetados mais de 9.000 casos, sendo o tipo de cancro mais comum entre as mulheres. Sendo 1% detetado em homens.
Outubro é o mês rosa, mês de consciencialização e sensibilização para a luta contra o cancro da mama. Este mês tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do cancro da mama.
Segundo a American Cancer Association é recomendado a prática do exercício físico, para os sobreviventes, pelo menos 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos semanais de intensidade mais alta.
A Catarina juntou-se a nós numa conversa, com a enfermeira oncológica Marisa e a nossa Personal Trainer Sara Corona, onde contou como descobriu a doença e como lidou com o diagnóstico. Foi em fevereiro de 2024 e até então está a passar pelo processo de tratamento, sem nunca descurar o seu bem-estar e, consequentemente, o exercício físico.
O diagnóstico
A enfermeira Marisa, falou-nos um bocadinho sobre a importância do diagnóstico. Este, é feito através de uma biópsia que pode surgir de um exame de rastreio ou através da apalpação/alteração no peito.
E foi assim que a Catarina descobriu… tinha um exame de rotina para fazer e foi adiando, devido à correria do dia a dia, até que chegou o mês de fevereiro e começou a sentir muita dor e foi através da apalpação que percebeu que algo não estaria bem.
e o exercício físico…
A Sara, personal trainer no FITTEJO MOITA, foi nos explicando que o treino é fundamental durante todo o processo. Ao praticarmos exercício físico, o nosso corpo liberta hormonas de bem-estar. Além disto, o tratamento causa inflamação no corpo e provoca alguns efeitos secundários, como a fadiga e o exercício físico ajuda assim a desinflamar o corpo, reduzir o cansaço e as dores.
Durante todo o processo, é importante ires sabendo junto do teu médico como está a tua condição e análises para certificares que estás apta para praticar exercício físico. Após todas as confirmações, é importante te juntares a um personal trainer, melhor que ninguém vai saber avaliar a tua condição e adaptar todo o exercício a ti.
Derivado ao medicamento, após a operação, é normal haver uma progressão no processo da menopausa e, para isso, é importante haver um ganho de massa muscular, pois esta é parte afetada no processo da menopausa.
Lidar com o processo faz parte do processo e está tudo bem em pedir ajuda! Tenta perceber o que é melhor para ti e para a tua saúde e cuida-te.
Se queres manter-te atualizado com mais treinos e dicas como estas, não deixes de acompanhar as nossas redes sociais e o nosso blog. Partilhamos conteúdos exclusivos para quem procura informações úteis, simples e práticas sobre alimentação saudável e exercício físico.
E já sabes, se tiveres questões sobre como deves planear os teus treinos estás no sítio certo! É o teu momento, fala connosco 918 888 459 ou geral@fittejo.pt
Até breve,
FITTEJO