Falamos muito em manter uma alimentação saudável, mas pode ser um desafio. Hoje, trazemos-te algumas dicas para um prato equilibrado.
Um dos principais pontos para um prato saudável é juntares tudo o que o teu corpo precisa para funcionar a 100%, falamos assim de hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Mas o que significa isto? Calma, nós falámos com a nossa equipa de nutrição e vamos explicar-te tudo.
Deves ter sempre em atenção a divisão do teu prato, este deve ser dividido em três partes onde vais juntar todos os pontos chave para o teu bem-estar e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
A primeira parte (50%) deve ser composta por verduras e legumes, estes podem ser crus, cozidos, refogados ou assados, o importante é que tenhas sempre presente na tua alimentação. Damos-te alguns exemplos de verduras e legumes que podes e deves incluir:
- Alface; agrião; rúcula; espinafre; brócolos; couve-flor; beterraba; pepino; tomate; rabanete; cenoura; chuchu; abóbora;
beringela.
A segunda parte do teu prato (25%) deve ser composta por hidratos de carbono, ao contrário do que podes pensar estes não devem ser excluídos da tua alimentação mas podes sim adaptar pelos integrais, estes hidratos vão te trazer mais saciedade e auxiliam no funcionamento do teu intestino, exemplos destes hidratos são:
- massas; arroz; milho; batata; batata-doce; quinoa.
A terceira e última parte do prato (25%) deve ser composta por proteínas. Estas proteínas dividem-se em origem anima e origem vegetal.
- Origem animal: frango; carne vermelha; carne magra; peixe grelhado, assado ou cozido; ovos.
- Origem vegetal: feijão; ervilha; grão-de-bico; lentilha; soja
Agora que tens as bases, estás pronto para começar a criar os teus próprios pratos de uma forma saudável. Além de saberes manter uma refeição equilibrada é importante que faças da refeição um momento agradável e tranquilo, não precisa de ser uma dor de cabeça. Para juntares às tuas refeições saudáveis, não deixes de parte a hidratação.
Lembra-te que a alimentação deve ser ajustada de acordo com as tuas necessidades nutricionais e objetivos. Assim, aconselhamos-te a consultar as nossas nutricionistas: CORROIOS E MOITA para que te possam ajudar a traçar o melhor plano nutricional, de forma a não sabotares a tua saúde e os teus resultados.
Se queres manter-te atualizado com mais treinos e dicas como estas, não deixes de acompanhar as nossas redes sociais e o nosso blog. Partilhamos conteúdos exclusivos para quem procura informações úteis, simples e práticas sobre alimentação saudável e exercício físico.
E já sabes, se tiveres questões sobre como deves planear os teus treinos estás no sítio certo! É o teu momento, fala connosco 918 888 459 ou geral@fittejo.pt
Até breve,