É uma reação natural do corpo, mas a ansiedade pode tornar-se num distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia-a-dia. Há alimentos que ajudam e que podem prejudicar a forma como lidamos com a ansiedade.

Em jovens, adolescentes e adultos. A ansiedade é uma emoção normal, vivida pelas pessoas diariamente. Está ligada à preocupação, nervosismo e medo intenso.

Não nos podemos esquecer que a ansiedade é um fenómeno universal, que faz parte da vida – uns podem notá-la todos os dias e de forma mais intensa e outras pessoas apenas muito esporadicamente. O que é importante ter em conta é que há aspetos que podemos controlar e hábitos que podemos adquirir que nos permitem reduzir os estados de ansiedade. Sabias que a ansiedade é a desordem mental mais comum entre os adultos? Nos Estados Unidos da América 18,2% da população sofre de ansiedade e 10% de depressão.

Se te sentes ansioso, os médicos e psicólogos recomendam algumas estratégias como: praticar técnicas de relaxamento e meditação, uma boa gestão e organização do tempo, bem como dormir bem e praticar exercício físico e ter uma alimentação saudável. Por isso, começa por pensar em coisas que dependem de ti para melhorares a tua qualidade de vida.

E a nível alimentar, há alguma coisa que se possa fazer?

Falámos com a Dr. Carolina Pinto e com a psicóloga júnior Patrícia Gonçalves para percebermos mais sobre a relação alimentos-psicologia. Chegámos juntas à conclusão que realmente existem alimentos que pioram a ansiedade e como também existem os que melhoram. Ou seja, a nossa alimentação acaba por ter influência na forma como nutrimos o corpo e isso dá-nos uma oportunidade de escolher comer alimentos que n os façam sentir melhor.

Mas afinal, quais são os alimentos que devemos ou não incluir na nossa alimentação, que estão relacionados com a ansiedade?

Alimentos que pioram a ansiedade:

  • Açúcares e doces;
  • Bebidas açucaradas;
  • Cafeína;
  • Bebidas alcoólicas;

Porquê? Porque ao ingerir estes alimentos a pessoa tende a ficar irritada e inquieta, porque esta comida gera um pico de glicose repentino e quando este pico termina acontece uma descida brusca e é neste momento que a disposição piora.

Alimentos que melhoram a ansiedade?

  • Ômega-3;
  • Magnésio;
  • Triptofano;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina C;
  • Fibras.

Porquê? São estes os nutrientes que te vão ajudar a regular a flora intestinal e a aumentar a produção de serotonina, (hormona da felicidade) que combate a ansiedade.


Costumas sentir-te ansiosa no teu dia-a-dia? Já experimentaste estes alimentos para te sentires melhor?

Conta-nos tudo nos comentários.

E se gostavas de ter uma alimentação mais saudável, marca hoje um rastreio nutricional Grátis e sem compromisso!

918 888 459 ou geral@fittejo.pt 

Até breve, 

FITTEJO