Falámos com a psicóloga júnior Patrícia Gonçalves, para perceber afinal que benefícios tem o exercício físico na redução da ansiedade diária. O treino vai ajudar-te a gerir o stress e aumentar a produção de hormonas que te vão fazer sentir melhor. Mas porquê? O que acontece mesmo ao nosso corpo? Se procuras um remédio para a ansiedade simples, barato e eficaz – apresentamos-te a solução: exercício físico.
Principalmente depois do primeiro confinamento os temas relacionados com stress, ansiedade, saúde mental e bem-estar psicológico ganharam ainda mais relevância. Se antes eram já abordados com regularidade, depois do país (e o Mundo) estarem em lockdown por três meses, estas temáticas ganham ainda mais força – e para nosso bem.
Cada vez mais deixamos de lado opiniões de que saúde mental e psicólogos são “luxos” e temos a real percepção de que todos nós em alguma fase da vida podemos precisar. Seja para ultrapassar uma fase menos boa, para resolver algum conflito interno ou só porque queremos conhecer-nos melhor.
No FITTEJO potenciamos a prática de exercício físico, mas acima de tudo o bem-esta geral. Foi por isso que há alguns meses no nosso Instagram convidamos a psicóloga júnior Patrícia Gonçalves. A ideia é que em conjunto, treino e psicologia, funcionem como uma arma poderosa de bem-estar para ti.
Sabias que a ansiedade é a desordem mental mais comum entre os adultos? Nos Estados Unidos da América 18,2% da população sofre de ansiedade e 10% de depressão.
Mas onde é que isto se cruza com o exercício físico? Depressão e ansiedade estão frequentemente relacionadas com outras doenças como a hipertensão, artrite, obesidade, diabetes, asma, doenças cardiovasculares e doenças pulmonares obstrutivas crónicas.
Mas está mesmo provado que o exercício físico ajuda na redução da ansiedade? A American Psychiatric Association (APA) recentemente, reconheceu o execício físico como forma de abordagem em um tratamento primário da ansiedade.
Então, mas porque é que o exercício físico ajuda a reduzir a ansiedade?
Através da libertação de duas hormonas, que são elas: Endorfina e Dopamina
No caso da Endorfina: produz efeitos analgésicos e ansiolíticos no corpo. É responsável pela diminuição da sensação de dor e por anular as emoções e sensações negativas. O que quer dizer em termos práticos? 30 a 45 minutos de exercícios num nível de intensidade leve a moderado, ajuda na produção de endorfina.
Por sua vez a Dopamina: É a hormona que produz sensação de prazer e é a responsável por gostarmos de fazer exercício. Além disso, a dopamina melhora as capacidades de aprendizagem e memória. E em termos práticos significa que a podes aumentar os níveis desta hormona com 20 minutos intensos de corrida ou andar de bicicleta.
Nem tudo é sobre treino e benefícios estéticos. É muito mais do que isso. É saúde e bem-estar.
Se quiseres começar hoje a sentir-te melhor começa por cuidar mais de ti e da tua saúde. Como? Fala connosco, temos soluções para reduzir a ansiedade e fazer-te sentir melhor.
Se este tema te interessa então aponta na agenda: estamos a promover uma LIVE que pretende falar de exercício físico e ansiedade. Em conjunto com a nossa professora Sara Roques e a psicóloga júnior Patrícia Gonçalves no Instagram no próximo dia 17 de Fevereiro de 2022 às 21h00! Podes inscrever-te aqui.
Porque é que deves inscrever-te nesta Live?
– Esta Live é de acesso 100% grátis
– Vais receber informação privilegiada da live
– Podes ter acesso a conteúdos que vamos falar durante o direto
– Podes receber Ofertas e Bónus que temos para ti em Primeira-mão
Esperamos por ti,
918 888 459