É importante teres um estilo de vida saudável, desde cedo. Começar por coisas simples e incutir, às crianças, um estilo de vida saudável!

Para uma boa qualidade de vida, deve-se praticar exercício físico e na verdade pouco importa a idade. Para praticares exercício físico só precisas de ter força de vontade, nenhuma contraindicação que te impeça e, mais importante, que tires esse tempo para cuidares de ti e aliares a diversão a todas as vantagens, que o exercício físico te traz.

E por isso mesmo, queremos te mostrar que os miúdos lá em casa também podem praticar exercício físico. Aliás, devem… Perceberem que é importante cuidarem de si próprios, desde pequenos, é um passo importante para o futuro

“O meu filho pode treinar no ginásio?”. “O que pode fazer com essa idade?” . De certeza que já te fizeste estas peguntas. Hoje, vamos responder-te.

Obviamente uma criança tem que ser monitorada a maior parte do tempo, é necessário o dobre da atenção. Existem idades certas para começar a realizar outros tipos de treino, como a musculação. Uma criança não pode fazer musculação e nem usufruir das máquinas, mas é certo que estas carregam uma grande quantidade de energia para gastar. Nessa fase da vida, o exercício físico é muito importante para o desenvolvimento físico, psicológico e social.

1. Desenvolvimento físico saudável:

A prática regular de exercício físico contribui para o desenvolvimento físico das crianças, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos e dos músculos. 

2. Benefícios psicológicos:

O exercício físico ajuda a reduzir o stress e a ansiedade, o que te traz vantagens a nível da saúde mental, desde pequeno.

3. Socialização:

Participar de atividades físicas em grupo, como as aulas de grupo incentiva a socialização e promove habilidades sociais essenciais, como trabalho em equipa. No FITTEJO, podes encontrar aulas dedicadas aos mais pequenos, como o Tejo Kids e Boxe Kids.

4. Gasto de energia:

As nossas crianças que estão sempre cheias de energia com certeza vão canalizar isso através dos exercícios, isso ajuda a melhorar o foco e o comportamento.

5. Hábitos saudáveis:

Quando se começa a introduzir o hábito do exercício físico, desde pequeno, contribui para a uma formação de um estilo de vida ativo e saudável ao longo da vida.

6. Supervisão e adaptação:

Com o acompanhamento certo, garantes a monitorização e a adaptação das atividades físicas de acordo com a idade da criança, garantimos que sejam seguras e apropriadas para o tipo de desenvolvimento.

7. Diversão:

É sempre divertido praticar exercício físico. As crianças têm uma experiência incrível e são incentivadas a continuarem ativas ao longo do tempo.


Incentivares os mais novos a praticarem exercício físico é uma mais valia para eles. Mas, lembra-te tu és o exemplo dos mais pequenos, se cuidares de TI eles vão perceber a importância e seguir o exemplo.

Se tens mais questões fala connosco (918 888 459 ou geral@fittejo.pt). Se queres manter-te atualizado com mais treinos e dicas como estas, não deixes de acompanhar as nossas redes sociais e o nosso blog. Partilhamos conteúdos exclusivos para quem procura informações úteis, simples e práticas sobre alimentação saudável e exercício físico.

E já sabes, se tiveres questões sobre treinar no frio podes ler também “como lidar com a falta de motivação no inverno” e aproveita para planeares os teus treinos no sítio certo! É o teu momento, fala connosco 918 888 459 ou geral@fittejo.pt

Até breve,

FITTEJO