É fundamental incluir exercícios aeróbios, por aumentar a capacidade do coração – mas o que é que isso quer mesmo dizer? Vem daí descobrir.

Bombear cerca de 7.000 litros de sangue todos os dias – é só uma das coisas incríveis pelas quais o teu coração trabalha todos os dias. Os estudos da relação entre desporto e coração é uma área de pesquisa que tem despertado muito interesse nos últimos anos. Muitos destes têm sido realizados para compreender melhor como é que a prática regular de atividade física afeta a saúde cardiovascular. Na verdade uma das principais descobertas desses estudos é que a prática regular de desporto está associada a um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Isto acontece porque o exercício físico fortalece o músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea e diminui a pressão arterial.

Além disso, o desporto – em geral, promove a redução do colesterol LDL (o colesterol “mau”) e o aumento do colesterol HDL (o chamado colesterol “bom”). Essas alterações no perfil lipídicos estão diretamente relacionadas à prevenção de doenças cardiovasculares. Outro ponto importante é que a prática regular de desporto ajuda a controlar o peso corporal. E a obesidade é, indiscutivelmente, um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, uma vez que está associada a níveis elevados de gordura no sangue e inflamação sistémica. O desporto, portanto, atua como uma estratégia eficaz para prevenir a obesidade e seus efeitos negativos no coração.

E porque relacionamos o exercício físico com a saúde do coração?

  1. O coração beneficia do treino: O coração é um músculo, mas um músculo extremamente vital… Ao iniciar um programa de treino regular, estás a fortalecer este músculo, tornando-o mais eficiente e resistente. Os exercícios aeróbios, como a corrida, o ciclismo ou a dança, são excelentes aliados, uma vez que aumentam a capacidade do coração de bombear oxigénio e nutrientes para todo o corpo, melhorando a saúde cardio respiratória;
  2. Redução do risco de doenças cardíacas: A vida moderna pode comprometer com um estilo de vida ativo… Sabemos que incorporar o treino regular na tua rotina, com isso podes reduzir significativamente o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Como vimos acima, estudos recentes mostram que o exercício físico ajuda a controlar a pressão arterial, reduz o colesterol “mau” e aumenta o colesterol bom;
  3. Benefícios além do coração: O treino direcionado “ao coração” não beneficia apenas esse órgão vital… Este tipo de treinos vai fortalecer o sistema cardiovascular, favorecendo a saúde do cérebro, melhorando a memória, a concentração e até mesmo reduzindo o risco de desenvolver doenças neuro degenerativas, como o Alzheimer.

É por isto que quando falamos no Dia mundial do coração, temos que falar de exercício físico. Além disso exercícios com peso (como a musculação) também proporcionam benefícios ao coração, pois estimulam o bombeamento sanguíneo e a formação de novos vasos capilares. Combinar um treino aeróbio com exercícios de musculação, sempre com o acompanhamento de um profissional qualificado, é a chave para o sucesso.

Acima de tudo, lembrar que, é fundamental que ao começares a praticar uma atividade física, consultes um médico, especialmente se tiverem algum fator de risco ou histórico familiar de doenças cardiovasculares.

Dá o primeiro passo rumo a um futuro com mais saúde e bem-estar. Junta-te ao FITTEJO e à melhor equipa de profissionais que está pronta a ajudar-te. Podes conhecer a nossa equipa aqui ou o nosso mapa de aulas aqui.

Queres ter a tua acesso a uma aula/treino experimental?
Só tens de reservar connosco o teu momento: 918 888 459 ou geral@fittejo.pt.

Até breve, esperamos por ti!