O mês de abril é dedicado à atividade física, à saúde, à Liberdade e… à Dança. Hoje, juntamos todos para celebrar o Dia Mundial da Dança.

A dança, muitas das vezes, é vista como uma prática não ligada à atividade física, podendo ser menos valorizada em termos de benefícios. Estivemos à conversa com a nossa professora de Zumba, Patrícia Rocha e com a psicóloga e também nossa professora, Lili Britto, e hoje vamos partilhar um bocadinho contigo a importância da dança para a saúde, tanto mental como física.

Antes de mais, precisamos de perceber o que é Terapia e como a dança pode ajudar. Para isso, a nossa Lili explicou-nos de uma forma muito simples. A Terapia, significa restabelecer um estado de saúde, uma cura. Essa função tem como fim criar/restabelecer algo que seja saudável e que traga benefícios para a vida, como um todo.

Mas o que é a saúde?

A saúde é uma sensação de bem-estar a nível psíquico, social e fisiológico. Esta envolve, o estado social, psicológio e físico, não representando assim a ausência de doença.

Benefícios?

  • O primeiro que destacamos, é a SOCIALIZAÇÃO. As relações sociais trazem impacto, seja mais ou menos positivo. A nossa Lili deu-nos o seguinte exemplo: Quando nos chateamos com uma amiga, causa-nos tristeza, ansiedade… O que acaba por gerar uma desordem emocional que te traz impacto mental e fisiológico. Vais ficar mal e este mau estar vai afetar o teu corpo, tanto a nível físico como psicológico.

Alguns destes benefícios, abordados mais à frente, foram nos contados pela nossa Patrícia, que relatou histórias de alunos que conseguiram reduzir ou até largar a medicação para a depressão, ansiedade. Histórias de amizades que se criaram através das aulas de zumba.

  • O segundo benefício que destacamos, é PERDA DE PESO. A dança e, neste caso, a zumba é um exercício aeróbico o que ajuda no aceleramento do metabolismo, favorecendo a perda de peso. Sendo um exercício aeróbico e, passando já para o próximo benefício, auxilia na MELHORIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR, devido ao trabalho cardio feito nesta modalidade.
  • Ainda nos benefícios, a zumba ajuda na MELHORIA DA POSTURA, COORDENAÇÃO, FLEXIBILIDADE e MOBILIDADE, através da amplitude dos movimentos, e na TONIFICAÇÃO E RESISTÊNCIA MUSCULAR.

Benefícios na saúde mental:

  • REDUÇÃO DE NÍVEIS DE STRESS E ANSIEDADE – Ao entrar na aula, as pessoas têm a capacidade de não pensar em absolutamente nada.

Quando danças, produzes neurotransmissores de humor (endorfinas), que são responsáveis pela sensação de bem-estar, alegria (dança é uma atividade física, existe movimento no corpo). Ganhas um boost de energia extra.

A dança é uma forma terapêutica, não uma terapia, porque a terapia tem um protocolo, um método. Mas, a dança permite que a procures um autocuidado, uma terapia de autoconhecimento. A dança proporciona “um start”. Para além da dança, vais acabar por encontrar outras coisas. A dança proporciona uma viagem aos locais onde te dói. Isto acontece através da conexão que ganhas com o teu corpo e, como referiu a Lili: “Conheceres-te é um ato de coragem”

  • MELHORIA A NÍVEL COGNITIVO – A zumba respeita vários ritmos e movimentos com o corpo, ao praticares esta modalidade, vais também estimular o sistema cognitivo prevenindo doenças como o parkinson e a alzheimer, dada a estimulação que as coreografias te proporcionam, vais trabalhar a parte da memória ao teres que decorar os movimentos e executá-los.

Agora, ficaste a saber um pouco mais de dança, que dizes de “Dar uma volta ao mundo em 50 min”?  Foi assim que a nossa Patrícia descreveu as aulas de zumba e nós achámos a descrição perfeita. Aceitas o desafio?

Dia 29 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Dança mas, todos os dias são uma excelente oportunidade de te desafiares e fazeres POR TI e pela TUA SAÚDE!

Nós FITTEJO, estamos cá para te ajudar no que precisares.

Estamos à tua espera, na MOITA, em CORROIOS ou ONLINE. Não deixes de acompanhar as nossas redes sociais e o nosso blog. Partilhamos conteúdos exclusivos para quem procura informações úteis, simples e práticas sobre alimentação saudável e exercício físico. 

E já sabes, se tiveres alguma questão estás no sítio certo! É o teu momento, fala connosco 918 888 459 ou geral@fittejo.pt

Até breve,

FITTEJO