Crianças ativas são adultos mais saudáveis. Mas com tanta atividade digital, como fazer uma criança dedicar-se à atividade física?

Em Portugal, quase 30% das crianças têm excesso de peso e perto de 12% têm obesidade. Não nos podemos esquecer que é principalmente na infância que adquirimos o gosto por ter um estilo de vida saudável e de bem-estar. Assim, iniciar a prática de atividade física desde pequenos vai melhorar a postura corporal, vai estimular bons hábitos, melhora a concentração, incentiva a socialização e mantém o peso corporal saudável.

“A prática de  atividade física regular tende a promover também as boas notas escolares, desenvolvendo o potencial psicomotor, que origina  maior facilidade de trabalho em equipa e de convívio entre colegas”

Sara Monteiro, Personal Trainer especialista em treino infantil

Falámos com a professora Sara Monteiro, especialista em treino infantil para compreender alguns dos benefícios, e segundo a professora “a prática de  atividade física regular tende a promover também as boas notas escolares, desenvolvendo o potencial psicomotor, que origina  maior facilidade de trabalho em equipa e de convívio entre colegas”.

Quais os principais desenvolvimentos nas crianças que praticam atividade infantil, quando comparadas com crianças mais sedentárias?

  • Aumento da Criatividade;
  • Melhor Coordenação motora;
  • Mais Capacidade rítmica;
  • Maior Capacidade de saltar, correr e mudanças de direção;
  • Maior Precisão de movimentos manipulativos;
  • Mais Equilíbrio;
  • Mais capacidade de Concentração;
  • Maior facilidade em Deslocamentos, Imaginação;
  • Maior Noção corporal;

Precisamente com objetivo de simplificar e potenciar miúdos mais ativos preparámos quatro atividades que podes fazer com os miúdos para os deixar mais felizes, mais cansados e sobretudo mais saudáveis:

4 atividade para fazeres com os miúdos para os tornar mais ativos

  1. Jogo de imitação

A criança elabora um conjunto de movimentos ao som da música, com ou sem objetivo associados como por exemplo, o arco. O adulto, ou outra criança, colocam-se em frente a esta e imitam tudo o que ela fizer. Passado 2 minutos trocam! Este jogo desenvolve a criatividade, coordenação motora e  a capacidade rítmica.

2. Percurso de obstáculos

 Elabora um percurso de obstáculos ou a criança tem que transpor. Pode incluir saltar por cima de uma casca, passar por baixo de uma cadeira, contornar objetos, acertar com uma bola no alvo. Nesse percurso, o adulto coloca o cronômetro para contar o tempo, ou podem também fazer um  contra o outro! Desenvolve coordenação, a capacidade de saltar, correr, mudar de direção e, ainda, a precisão de movimentos manipulativos.

3. Jogo da estátua

A criança desloca-se num espaço livre, com indicação do tipo de deslocamento ( pé coxinho, corrida de costas, pés juntos…) e, quando o adulto gritar “ Estátua” , esta deve parar em estátua. Para elaborar, o adulto pode indicar que tipo de estátua quer, podendo ser animal, desenho animado, super herói, se quiser que a criança “pense mais” indicando diretamente ( gato, homem aranha…). Este jogo faz com que a criança desenvolva a criatividade, equilíbrio, concentração, e deslocamento.

4. Bola viva

O adulto deve ter uma bola na mão. Diz à criança que esta bola é o corpo dela, e que deverá fazer tudo o que a bola fizer. A partir deste momento, o adulto pode atirar a bola ao ar ( a criança salta), roda a bola (a criança roda), rodar a bola no chão (provavelmente a criança vai sentar-se e rodar) e muitos outros movimentos. Desenvolvendo a criatividade, imaginação, noção corporal e coordenação.


Queres tornar os teus miúdos mais ativos e juntar-te a eles? Não sabes por onde começar e precisas de ajuda? Fala connosco! Temos todo o gosto em ajudar-te presencialmente ou online (através do whatsapp 918 888 459 ou geral@fittejo.pt). No nosso mapa de aulas temos uma oferta preparada para miúdos e graúdos que querem ter uma vida mais saudável, mais ativa e sobretudo com maior bem-estar! Experimenta!

Bons treinos,

FITTEJO