Março é um mês muito dedicado à Mulher. Falaremos de forma individual para o bem da saúde física e emocional.

Um estudo na universidade de Maryland provou que treinar tem impacto direto na autoestima e autoconfiança das Mulheres. Neste mês de março achamos o pretexto ideal para falar sobre a importância de conhecer o nosso “eu” e como o treino pode impactar a tua vida. Para nos ajudar a falar sobre este tema, ontem juntámos em LIVE a nossa Larissa Cerqueira, professora de Yoga no FITTEJO e a Sephora Araújo, coach e mentora.


O que é o autoconhecimento?

O autoconhecimento é a forma como te vês, o teu aspeto físico é importante e a forma como te vês ao espelho também conta, mas, não é e nem nunca será uma relação fácil.

Vivemos numa sociedade visual onde existem demasiados padrões, padrões esses exigentes a nível estético. Atualmente, somos confrontados diariamente com aquilo que é suposto ser o “ideal”.

Cada Mulher devia conseguir olhar para dentro de si e perguntar “será que te tens dado o tempo necessário para parar, descansar e olhares para ti?”.

É importante estabeleceres metas realistas, é um processo diário e estando rodeada de pessoas que pensam parecido cria uma rede de apoio que te pode ajudar nessas metas e nesse processo de autoconhecimento – como a Larissa disse.

Empoderamento. O que é?

Quando falamos em Mulher empoderada, pensamos em alguém forte, que consegue tudo, mesmo tendo mil e um afazeres, mas, deixa-nos contar-te uma coisa: Isto não é verdade!

Como a Sephora nos explicou, a verdade é que a Mulher empoderada é a Mulher que se conhece a ela própria e a que se permite a isso, não aquela que é “empoderada pela dor”, é aquela que sabe parar e reconhece quando o precisa de fazer, que tira um tempo para si. Não precisas de chegar a todo o lado e deixares tudo nas tuas costas. É importante fazeres por TI e saberes dizer NÃO, sem esse sentimento de culpa. Não é por dizeres “Não” que te vais tornar numa péssima mãe, numa péssima namorada ou esposa, numa péssima amiga, numa péssima colega ou profissional.

Onde o treino pode ajudar?

Existem dois conceitos: os desafios que a mulher enfrenta e a comparação durante o treino.

Muitas das vezes, colocamos o receio de fazer por nós e começar num ginásio pelo facto de sabermos que vamos ser confrontados com vários corpos e, consequentemente, somos obrigados a lidar com a comparação involuntária que nós próprios fazemos. Não existe a perfeição, o corpo perfeito, a postura perfeita e, ao levarmos isso para o autoconhecimento sabemos que não precisamos de cobrar tanto. Porque nos conhecemos e, mais importante, conhecemos o nosso corpo.  Tornando-se um aliado da consciência corporal.

Nós termos um bom relacionamento com o nosso corpo, ajuda-nos a controlar grande parte dele, além do fator genético que já foge do nosso total controle.

Existem várias formas de fomentar uma boa autoestima. Na parte do treino, este vai ajudar-te a fomentar o teu eu num todo. Assim, vais evitar a desmotivação, porque sabes os limites do nosso corpo e do que és capaz.

Mentalidade abundante. O que é?

A mentalidade abundante é a forma como pensamos. Algo que vai sobre a medida

Como desenvolver?

Pensa de uma forma proactiva, dinâmica, positiva. Com base de autoconhecimento, procuramos sempre as soluções e não os problemas. Mais persistentes. O sermos autossuficientes é uma falácia, porque isso não é o empoderamento, a verdade é que tomos precisamos de todos.  


A Larissa lançou a seguinte frase: “A culpa é um substantivo feminino”, mas não precisa de ser. As mulheres já nascem culpadas devido à padronização mas não tem de ser uma regra. Nós, FITTEJO estamos cá para te receber e ajudar no que tu precisares. Homens, Mulheres.

Mas, hoje, é especialmente para TI. Que és Mulher. O dia é teu e tens mais um excelente motivo para fazeres por TI. Que tal, tirares um tempinho e fazeres algo que sempre quiseste e nunca tens tempo? Pode ser uma aula, um treino, um passeio, uma receita diferente… Qualquer coisa, esperamos por TI!

Feliz Dia da Mulher!

Até breve,

FITTEJO