Segundo relatório da Federação Mundial da Obesidade, Portugal atingirá 39% dos portugueses adultos em 2035. Como podemos prevenir isto?

A obesidade é uma condição médica onde se verifica acumulação de gordura, em excesso, causado por questões alimentares superior à recomendada e menor que o gasto energético existente. Mas como é que sabes qual o teu índice e como está o teu corpo?  Nós explicamos tudo!

Não há nada melhor do que fazeres uma avaliação física, com o teu personal trainer, e juntos perceberem como está o teu corpo, a tua saúde e a forma certa de o melhorares, mas para não te sentires perdido nós vamos te dar uma breve explicação. O teu índice de massa corporal (IMC), é o que te vai indicar se estás com baixo peso; peso normal; excesso de peso ou com obesidade, sabendo que dentro da obesidade existem 4 fases. Este IMC é calculado segundo o teu peso e a tua altura atual.

Agora, que já olhámos para um todo, vamos nos focar nas 4 fases de obesidade e falar um bocadinho de causas, consequências e como prevenir.

Causas de Obesidade:

A obesidade desenvolve-se se o teu balanço energético for positivo, durante um longo período. Ou seja, se o teu consumo alimentar continuar excessivo e o teu gasto energético for inferior.

A obesidade pode ser causada por diversos fatores. Como:

Dieta – A ingestão excessiva de calorias, tendo em conta as necessidades e o gasto energético, pode levar-te a um aumento de peso e, consequentemente, a obesidade. Este é um dos poucos fatores que pode ser modificado, por ti.

A ingestão de doces, açucares e o álcool são fatores hipercalóricos e que vão dificultar o teu processo.

Atividade física – A prática de exercício físico é fundamental para te manteres saudável. A falta desta, pode te levar a um gasto energético menor do que o ingerido, levando a um aumento de peso. O sedentarismo é das causas mais importantes da obesidade e tu podes mudar isto, de uma forma natural.

Fatores genéticos – Se tiveres uma predisposição genética para a obesidade, é possível que seja mais fácil para ti ganhares peso. Mas, este fator, não é determinante para justificar a obesidade. Todos os outros fatores influenciam e podem ajudar a atenuar este.

Fatores psicológicos – O fator psicológico pode influenciar muito, pessoas ansiosas, depressivas, com um elevado nível de stress tendem a levar a um maior consumo alimentar, muitas das vezes não é o correto. Em situações de stress, o corpo tende a libertar uma hormona chamada cortisol, que liberta aminoácidos que são levados até ao fígado e transformados em açúcar e, posteriormente, em gordura.

Consequências da Obesidade:

  1. Doenças cardiovasculares
  2. Diabetes tipo 2
  3. Alguns tipos de cancro
  4. Problemas respiratórios
  5. Problemas articulares
  6. Depressão e baixa autoestima

Como prevenir:

Praticar atividade física – A atividade física é muito importante, principalmente, para te ajudar nesta fase de perda de peso. A atividade física vai ajudar-te a sair do sedentarismo, queimar calorias e ajudar a controlar o peso, fortalecer o coração e os pulmões, melhorar a saúde mental e humor, reduzir o risco de doenças crónicas e aumentar a qualidade de vida.

Alimentação equilibrada – É importante teres uma alimentação equilibrada, consoante as tuas necessidades e objetivos. Não saltar refeições, reduzir os alimentos com açucares e gorduras saturadas, tocares refrigerantes por água.


Ontem, dia 4 de Março celebrou-se o Dia Mundial da Obesidade, mas todos os dias são bons para te relembrar que cuidar de ti é e será sempre importante! Mudanças no estilo de vida são essenciais para prevenir e controlar a obesidade. Fala com o teu PT e com a tua nutricionista para juntos, fazerem um plano adequado às tuas necessidades o objetivos. Não te esqueças que só tu é que podes fazer por ti, mas nós estamos cá para te ajudar!

Se precisas de ajuda ou queres fazer uma mudança na tua vida, estás no sítio certo! Fala connosco 918 888 459 ou geral@fittejo.pt

Não deixes de acompanhar as nossas redes sociais e o nosso blog. Partilhamos conteúdos exclusivos para quem procura informações úteis, simples e práticas sobre alimentação saudável e exercício físico. 

Até breve,

Fittejo