O Natal não precisa de ser sinónimo só de “comer e engordar” – é tempo de passar bons momentos em família e de desfrutar ao máximo a época. Mas se os excessos de Natal te preocupam aponta aí estas 10 dicas para te ajudar estes dias.

O mês de dezembro, marcado pelas festas de Natal e Ano Novo convida ao convívio da família e amigos à volta da mesa. Apesar de ser uma época festiva, marcada pela felicidade dos reencontros e da partilha, é muitas vezes associada a um momento de exagero e de “estragos”. Em concreto o Natal é aquela altura do ano em que pensamos que vamos engordar muito e que não é tempo para restrições – não deixa de haver aqui uma certa percentagem de verdade. Não queremos restringir nada, queremos que tenhas uma época feliz e cheia de família e amigos e que aproveites a época.

O melhor presente que podes dar a ti próprio/a é cuidares da tua saúde!

Daniela Santos, Nutricionista FITTEJO


Por essa razão, convidamos-te a olhar para as festas de outra forma, a dar valor à comida que tens à disposição e à possibilidade de a desfrutares com quem mais gostas, sem necessidade de grandes excessos e sentimentos de culpa.
Podes manter as tuas rotinas antes e depois da época festiva. Opta por fazer escolhas equilibradas e aproveita o momento. Lembra-te que a “comida de natal” não é exclusiva desse dia. O melhor presente que podes dar a ti próprio/a é cuidares da tua saúde!

Esta não precisa de ser uma época de excessos, de ficares mal disposto com tanta comida ou de sentires culpa pelo que comeste ou não comeste… Se te faz sentido ter um Natal mais saudável e procuras algumas dicas extra para não engordares este natal, preparámos 10 dicas com a Drª Carolina Pinto, para que este seja um Natal mais equilibrado e saudável:

  1. Evita petiscar aperitivos

Enquanto preparas as refeições e os doces de Natal evita os petiscos extras. Guarda-te para o grande momento!

  1. Refeições

Faz as tuas refeições habituais, como o pequeno-almoço e os lanches. Se saltares uma delas provavelmente irás ter o dobro da fome na hora do jantar ou almoço natalício.

  1. Acompanhamentos

Acompanha sempre a refeição com legumes salada, assim evitarás comer excessivamente os restantes acompanhamentos.

  1. Sobremesas

Queremos provar todas as sobremesas: faz um prato pequeno com um pouco de cada uma.

  1. Quantidades

Se a refeição for bastante condimentada e com molho, modera a quantidade do mesmo.

  1. Atenção ao álcool

Modera a quantidade de álcool nas refeições.

Sabias que 1 copo de vinho representa 100kcal?

  1. Água

Bebe mais água ou chá ao longo do dia, vai ajudar-te a manter a hidratação.

  1. Sopa? Sim, claro!

Começa as refeições principais com um prato de sopa, assim garantes que vais mais saciado quando começares o prato principal.

  1. Cumpre o plano traçado pela tua nutricionista

Não saltes refeições porque vais ter mais fome!

Tenta ao máximo cumprir o plano que tens traçado.

  1. Mastigar

Mastiga todos os alimentos bem. Assim vais poder saborear melhor o que estás a comer, além de que vais conseguir controlar a fome e ter uma sensação de mais saciedade.


Estas dicas ajudaram-te? Clica nos comentários e conta-nos tudo! Podes ainda Descarregar o nosso EBOOK de NATAL Grátis para teres a acesso a mais de 30 páginas de conteúdos que te vão ajudar a ter um Natal mais equilibrado e saudável. Não te esqueças que no Fittejo podes pedir um rastreio de nutrição grátis (presencial ou online). Contigo e com as nossas Especialistas conseguimos ajudar-te a chegar onde mais desejas.

Fala connosco (918 888 459 ou geral@fittejo.pt)
Até breve,
FITTEJO