Dieta não deve ser sinónimo de restrição – porquê? Descobre neste post as recomendações das nossas especialistas em Nutrição. E as razões para não fazeres dieta restritiva.

Janeiro é, para muitos, mês de renovações, transformações e começar novos projetos. Assim, a alimentação entra muitas vezes nos tópicos que o ano novo nos traz. “Então isso quer dizer que para atingir o peso que queremos, temos de fazer uma dieta restritiva?” – Não, não, e não.

É possível emagrecer de forma saudável (diminuir massa gorda) com uma alimentação completa, equilibrada e variada, que garanta o aporte de todos os nutrientes necessários.

Se precisares de ajuda para saber como o fazer, aconselha-te com bons profissionais.

Apesar das dietas restritivas prometerem resultados rápidos, uma grande restrição alimentar pode resultar em falta de energia. Isto porque de forma generalizada, quando se pensa em restringir alimentação com objetivo de perder peso habitualmente há um corte radical nos hidratos de carbono, ou nos lípidos (gordura) ou nos açúcares.

A verdade é que, embora possam apresentar resultados iniciais, existem várias razões para não o fazer:

  • Não é uma dieta sustentável a longo prazo, acaba por gerar efeitos iôiô, levando à recuperação do peso perdido, quando se volta a incluir os alimentos restringidos.
  • Pode levar a défices nutricionais e comprometer a saúde física (sintomas de alerta: dores de cabeça, fraqueza, queda de cabelo, unhas fracas);
  • A diminuição do peso acaba por ser relativa à perda de massa muscular e água corporal e não propriamente de massa gorda (aquela que faz sentido diminuir);
  • O organismo deixa de priorizar funções consideradas menos relevantes e adota um estado de sobrevivência, o que a longo prazo compromete o metabolismo (o corpo passa a gastar menos energia a executar as suas funções porque está a preparar-se para uma nova fase de “fome”);
  • Aumenta a ansiedade e piora a relação com a alimentação, podendo culminar no desenvolvimento de perturbações do comportamento alimentar;
  • Não promove a reeducação alimentar, fundamental no processo de manutenção do peso após um emagrecimento saudável;

Assim, não existe necessidade de realizar dietas restritivas, uma vez que é possível emagrecer de forma saudável (diminuir massa gorda) com uma alimentação saudável, completa, equilibrada e variada, que garanta o aporte de todos os nutrientes necessários.

No Fittejo podes pedir um rastreio de nutrição grátis (presencial ou online). Contigo e com as nossas Especialistas em nutrição conseguimos ajudar-te a chegar onde mais desejas.

Fala connosco: 918 888 459 ou geral@fittejo.pt

Até breve,

FITTEJO