É verdade que podemos ficar sem período pela dieta que fazemos? Será que isso faz mal à saúde? Falámos com a Nutricionista Carolina Pinto para perceber qual o impacto da dieta na saúde, em concreto no ciclo menstrual.

A resposta às duas primeiras perguntas é: sim! A dieta demasiado restritiva pode deixar-te sem período e influenciar o teu ciclo menstrual. E sim, não é o ficar sem menstruação que te vai prejudicar, esse é apenas um sinal de que alguma coisa pode estar menos bem com a tua alimentação. Mas vamos por partes. A Drª Carolina Pinto, nutricionista no FITTEJO explica-te tudo.

Afinal o que causa a alteração no ciclo menstrual?

A amenorreia hipotalâmica funcional é um dos distúrbios menstruais mais comuns nas mulheres na idade fértil. Existem fatores que predispõem o seu aparecimento, nomeadamente:

  • acesso reduzido a energia deficiências nutricionais
  • excesso de atividade física
  • sonos irregulares
  • tensão emocional
  • entre outros.

Mas porque é que a dieta influencia?

A escassez de calorias faz com que o organismo gaste menos energia em atividades fisiológicas que não são essenciais à sobrevivência, como a menstruação. A sobrevivência torna-se o objetivo principal e o ciclo menstrual não estará na lista de prioridades quanto à distribuição de energia disponível.

O cérebro irá interpretar este período de carência como um ambiente adverso à possibilidade de reprodução. Considera-se que a disponibilidade de energia está baixa quando não se atinge um consumo de 30kcal por cada quilograma de massa isenta em gordura por dia.

Como é que esta escassez de calorias acontece?

Por dietas restritivas, baixas em calorias e nutrientes, ou pelo gasto da energia demasiado avultado em exercício físico voluntário. Estas duas situações podem andar de mão dada, principalmente numa mulher que deseja emagrecer de forma rápida ou atingir um peso muito baixo. 

E isso é perigoso para a saúde?

Diretamente não… Mas sem acompanhamento, acabamos por fazê-lo de forma brusca e sem considerar as carências que pode provocar, nomeadamente em vitaminas e minerais.

Podemos recuperar e ficar com um ciclo estável?

Recuperar de um quadro de amenorreia é um processo lento e envolve, preferencialmente, acompanhamento multidisciplinar.

Qualquer dúvida a nossa equipa de nutrição está sempre disponível para te ajudar. Se precisas e queres emagrecer então começa com o acompanhamento certo para teres a certeza que alcanças os teus objetivos com rapidez e segurança.

Nutricionista Carolina Pinto (4181N)

Referências: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34444987/; https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32843957/