Emagrecer: Esmeralda com menos 25 quilos em apenas 6 meses — sem dietas malucas
(este é um artigo em colaboração com a Revista NIT. Lê aqui o original).
A verdade é que depois de altos e baixos na motivação, e depois de duas pandemias, Esmeralda resolveu mudar e aceitar o desafio do FITTEJO. O Objetivo era que 2022 fosse um ano mais feliz e mais saudável. Além das dificuldades relacionadas com a saúde, a Esmeralda sentia que ficava mais cansada com as atividades simples do dia a dia.
Assim, em maio deste ano, o FITTEJO decidiu lançar um programa de perda de peso para um dos seus sócios. Foi o início da jornada “do emagrecer” da atleta, naquela altura com 119 quilos.
O programa consistiu em treinos com personal trainer cinco vezes por semana, um acompanhamento com uma nutricionista e ainda um coach motivacional. “Ajudaram-me a olhar para toda esta mudança de forma diferente e a manter-me motivada porque sempre fiz muitas dietas e nunca nada resultava”, explica Esmeralda. Ficou mais disciplinada e criou uma rotina de treino diário: “Ao início custou um pouco passar de uma vida sedentária para treinar cinco a seis vezes por semana.”
Esmeralda treinou cinco ou seis vezes por semana durante 45 minutos. Sempre de forma consistente, com treinos de força e metabólicos sempre alternados: “sabia que gostava mais de treinos de força e a equipa tinha isso em consideração para a manter motivada”, diz o personal trainer Dinis Silva.
Dinis foi o profissional de treino responsável por parte do sucesso do plano. Aos sábados, costumava completar o plano semanal de treino com uma aula de grupo de cycling, Pilates ou TRX, por exemplo.
“Sentia-me mais motivada e adquiri a disciplina necessária para estar sempre presente e não faltar aos treinos. Os treinos acompanhados são importantes por causa do compromisso que temos com a outra pessoa”, revela Esmeralda. Com o passar dos meses, passou a gostar cada vez mais da rotina, do treino e do progresso que ia acumulando.
Sobre a dieta, Esmeralda não costumava abusar das quantidades, mas as escolhas alimentares nem sempre eram as mais corretas, já que passava demasiadas horas sem comer, almoçava apenas uma sandes e só voltava a comer ao jantar. Não tinha nenhum plano alimentar e nem fazia lanches com regularidade. O acompanhamento da nutricionista ajudou-a a perceber o que poderia alterar nas compras de supermercado, sem ser radical.
“Nunca senti que estava a fazer uma dieta porque nunca fui de comer muito. Assim sendo, não sentia que estava a fazer uma restrição em termos de quantidades. No entanto, passei a comer melhor e a fazer vários lanches. Comecei a seguir uma alimentação mais equilibrada e saudável”. Esmeralda, acrescenta que a alimentação não foi a parte mais complicada do processo de perda de peso, porque não tinha qualquer restrição alimentar: “Foi simples e tranquilo.”
Segundo a nutricionista Carolina Pinto, outro dos pontos chave para o sucesso da Esmeralda, a nossa atleta tinha uma relação “ligeiramente atribulada” com a alimentação: “Por receio de engordar, evitava consumir refeições completas e realmente saciantes ricas em todos os nutrientes necessários à sua saúde.” Por consequência acabava por ficar com fome e recorria a snacks pouco saudáveis, como bolos, bolachas ou gelados.
Ao fim de seis meses, Esmeralda chegou aos 96 quilos (menos 25 do que quando começou). “Estou muito mais feliz, tranquila e saudável. Sinto-me muito melhor comigo própria e já me sinto bem a olhar ao espelho”, conta Esmeralda. Ao contrário do que acontecia, passou a fazer desportos como BTT, longas caminhadas aos fins de semana e, em breve, espera voltar a poder surfar, uma atividade que deixou de praticar há 10 anos, no seguimento da morte do irmão.
“Ainda não atingi o objetivo final, mas estou mais próxima. Quero perder mais dez quilos.” Nos próximos três meses Esmeralda vai treinar apenas três vezes com um personal trainer. Nos restantes dias, vai fazer uma aula de grupo durante o almoço ou ao final do dia, até conseguir atingir o peso ideal com que se sente feliz.
Recentemente o personal trainer colocou coletes de treino e pesos para que Esmeralda senti-se o que era ter mais 25 quilos em cima. “Foi horrível e até chorei. Parece que já nem me lembro o que é pesar mais de 100 quilos”, contou.
Para quem quiser perder peso e seguir as pisadas da Esmeralda, so FITTEJO tem um desconto especial de 30% aqui.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]