Com a chegada do inverno, existem alguns mitos sobre a prática de exercício físico no frio. Hoje, vamos ajudar-te a desmistificar alguns.

“Que frio! hoje não vou treinar”, quantas vezes já deste esta desculpa para não ires treinar? Sabias que o frio não precisa, nem deve, ser uma desculpa para não incluíres o teu treino no teu dia-a-dia? Como? Nós vamos ajudar-te a desmistificar alguns mitos que existem sobre a prática de exercício físico, que te vão ajudar a incluíres o treino na tua agenda!


Fazer exercício físico no frio é prejudicial à saúde?

Mito. Não há nenhum problema em fazeres exercício físico no frio, desde que tomes os devidos cuidados. De facto, a prática de exercício físico pode ser ainda mais benéfica em dias mais frios, pois o corpo gasta mais energia para se aquecer, o que pode ajudar a queimar mais calorias.


O alongamento deve ser igual tanto no frio como no calor?

Verdade. Não há necessidade de alongares mais do que o normal apenas por estares a fazer exercícios no frio. O alongamento é importante para prevenir lesões musculares, independentemente da temperatura ambiente.


Exercitar-se ao ar livre no frio pode causar pneumonia?

Mito. A pneumonia é uma infecção causada por bactérias ou vírus e não pelo frio. No entanto, é verdade que a exposição prolongada ao frio pode enfraquecer o sistema imunológico e tornar o corpo mais suscetível a infeções. Por isso, é importante agasalhares-te bem e evitares ficar exposto ao frio por períodos prolongados.


O excesso de agasalho pode prejudicar?

Verdade. É importante estares adequadamente agasalhado, para evitar a perda de calor corporal, mas também é importante não exagerar na quantidade de roupas. O excesso de agasalho pode fazer com que o corpo aqueça demais, o que pode levar à desidratação e à fadiga. A recomendação é vestires por camadas, para que seja possível ajustar a quantidade de roupas de acordo com a intensidade do exercício e com a temperatura ambiente.


É melhor fazer exercícios em ambientes fechados no frio?

Mito. Não há problema em fazeres exercícios ao ar livre, desde que sejam tomadas as precauções adequadas. No entanto, em alguns casos, pode ser mais confortável ou conveniente fazer exercícios em ambientes fechados, como no ginásio ou em casa.


A prática de exercícios físicos no frio não é prejudicial à saúde, desde que seja tomado os devidos cuidados. É importante agasalhares-te adequadamente, mas sem exagerares na quantidade de roupa e evitares ficar exposto ao frio por períodos prolongados. 

Se queres manter-te atualizado com mais treinos e dicas como estas, não deixes de acompanhar as nossas redes sociais e o nosso blog. Partilhamos conteúdos exclusivos para quem procura informações úteis, simples e práticas sobre alimentação saudável e exercício físico.

E já sabes, se tiveres mais questões sobre treinar no frio ou se precisares de uma dose extra de motivação, podes ler também “como lidar com a falta de motivação no inverno” e aproveita para planeares os teus treinos no sítio certo! É o teu momento, fala connosco 918 888 459 ou geral@fittejo.pt.

Até breve,

FITTEJO