17 de Maio foi o dia escolhido pela OMS com o objetivo de promover a consciencialização pública sobre os perigos da Hipertensão

A hipertensão arterial é uma condição médica em que a pressão arterial é elevada. Ocorre quando a pressão sanguínea nas artérias é constantemente alta, o que pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de doença cardíaca, derrame e outras condições de saúde graves.

O que é a Hipertensão?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Apesar do factor hereditário representar uma grande percentagem dos casos, há outros fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, stress, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física. Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos e em diabéticos.

Maiores riscos para a tua saúde:

  1. Danos ao coração: A tensão arterial alta pode danificar as artérias que fornecem sangue ao coração, aumentando o risco de doenças cardíacas, além de poder danificar as artérias que fornecem sangue ao cérebro, aumentando o risco de derrames cerebrais.
  2. Danos aos rins e olhos: A tensão alta pode danificar os vasos sanguíneos dos rins, prejudicando a sua função, além de poder danificar os vasos sanguíneos dos olhos, levando a problemas de visão.
  3. Problemas de circulação: Pode afetar a circulação sanguínea no corpo, o que pode levar a dores nas pernas e outros problemas.
  4. Danos ao sistema nervoso: A tensão arterial acima do recomendado pode causar danos aos nervos, afetando a capacidade de sentir e mover as extremidades.
  5. Risco de diabetes: Pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, uma condição que pode levar a problemas de saúde graves se não for tratada adequadamente.

Hipertensão em Portugal

A Hipertensão Arterial (HTA) afeta cerca de 42% da população nacional e estima-se que mais de 25% dos doentes desconheça que sofre desta doença, um dos principais fatores de risco para o Acidente Vascular Cerebral. Além disso, importa ter consciência de que a HTA afeta cada vez mais crianças e jovens, “o que se atribui ao consumo excessivo de sal, sedentarismo e aumento de excesso ponderal/obesidade nessas faixas etárias”. Recentemente, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) traçou como meta, até 2026, ter controlados 70% dos hipertensos vigiados nos cuidados de saúde primários em Portugal, no âmbito da “Missão 70/26”.

HTA tem cura?

A pressão arterial alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

– Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– Ter cuidado com o uso do sal, preferindo usar outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– Praticar atividade física regular;
– Aproveitar momentos de lazer;
– Não fumar;
– Moderar o consumo de álcool;
– Evitar alimentos gordurosos;
– Controlar o diabetes.

É importante ter consciência de que, apesar de não ter cura, o tratamento e o controlo pode ser feito em grande parte por nós. A manutenção do peso e dos bons hábitos alimentares (fulcral para uma boa tensão arterial) pode ser gerida no FITTEJO com as nossas consultas de nutrição com Drª Especialista nestes casos. Além disso, a prática de atividade física é igualmente importante e isso também podes ter a certeza de que o FITTEJO está cá para te garantir o acesso às melhores aulas e treinos.

 Fala connosco através do 918 888 459 ou pelo email geral@fittejo.pt e começa a cuidar mais de ti e do teu bem-estar

Até breve, 

FITTEJO