O sono tem uma importância enorme na hora do teu treino. Ele pode influenciar o teu desempenho e até os teus resultados.

Todos sabemos que existem vários fatores que influenciam a hora do treino. Mas, alguns sabem que podem existir fatores que influenciam direta ou indiretamente e nem tudo tem de passar só pela alimentação e pela hidratação. Exemplo disso é o tempo de sono, ter uma boa noite de sono é tão importante quanto treinar. Aliás, um complemento o outro! Falámos com a nossa equipa de personal trainer e, hoje, trazemos-te três verdades para que o sono não seja um inimigo dos teus resultados.


  • Sono ajuda a recuperar os músculos:

O sono além de nos ajudar na prática de exercício físico, ajuda também o corpo na recuperação dos exercícios realizados. Enquanto dormes, o organismo liberta uma série de processos de restauração de lesões que foram adquiridas durante os treinos: os músculos são restaurados, a mente fica mais leve e o corpo trabalha para renovar toda a energia perdida ao longo do dia.

Com uma boa noite de sono, também consegues melhorar os teus níveis de energia e disposição, o que te leva a ter mais força e resistência durante os teus treinos. Sem contar que, quando dormes as horas suficientes, consegues ter mais foco e concentração.

  • O sono tem impacto na atividade física:

Praticar exercício físico regularmente ajuda a melhorar a qualidade do seu sono. Enquanto praticas exercício físico, o teu corpo liberta hormonas de bem-estar, como a endorfina, que atuam na diminuição dos níveis de ansiedade.

Após o exercício físico, os teus grupos musculares precisam de recuperação, para não sofreres nenhum tipo de lesão.

  • O que fazer depois de uma má noite de sono:

Se tu não consegues descansar as horas recomendadas para as tuas necessidades, mas queres treinar, precisas de ter ums alimentação adequada. Mesmo com menos horas de sono, um pequeno-almoço nutritivo e completo pode ser renovador. 

Além disso, deves evitar treinos muito pesados, depois de uma noite mal dormida.


A fórmula é tão simples quanto: nosso corpo depende da energia armazenada nos músculos (o glicogênio) para executar os treinos. Quando esta está baixa, a fadiga muscular aumenta. Porém, quando você pratica exercícios sem as horas de sono que seu corpo precisa, os músculos podem se cansar antes mesmo dos níveis de glicogênio reduzirem significativamente.

Mas lembra-te, a hora de sono recomendada varia consoante as necessidades de cada um, assim aconselhamos-te a consultar a nossa equipa de nutrição e o teu personal trainer: CORROIOS E MOITA para que te possam ajudar a traçar o melhor plano, consoante os teus objetivos e, de modo, a melhorares a tua qualidade de vida.

Se queres manter-te atualizado com mais treinos e dicas como estas, não deixes de acompanhar as nossas redes sociais e o nosso . Partilhamos conteúdos exclusivos para quem procura informações úteis, simples e práticas sobre alimentação saudável e exercício físico. blog

E já sabes, se tiveres questões sobre como deves planear os teus treinos estás no sítio certo! É o teu momento, fala connosco 918 888 459 ou geral@fittejo.pt

Até breve,

Fittejo