Para adultos e miúdos o exercício físico é fundamental. Pode ser feito ao ar livre ou em ginásio sendo que o importante é mesmo mexerem-se e treinar. Mas é aconselhado o treino em ginásio? E que tipo de treino devem fazer?

Post em parceria com a Revista NIT

No último estudo realizado pelo COSI Portugal, publicado em outubro de 2021, percebemos que houve uma “evolução positiva [de Portugal]”. Tanto as escolas como os pais em casa têm incentivado as crianças a praticarem exercício físico. Não importa se é em contexto de desporto escolar ou em atividades extracurriculares. 

Obesidade infantil

A obesidade infantil continua a atingir uma em cada três crianças portuguesas. Quase 30 por cento dos miúdos entre os seis e os oito anos sofrem de excesso de peso em Portugal.

No entanto nem tudo são más notícias: a obesidade diminuiu em todo o território português na última década. Em 10 anos, o País passou do segundo pais europeu com maior prevalência de excesso de peso infantil para o 14.º.

Afinal os miúdos devem treinar?

Para perceber mais sobre o treino e os miúdos o FITTEJO falou com a especialista em treino para crianças, Sara Monteiro. A professora que além de treino personalizado, é responsável de educação física em escolas estuda muitos destes temas ligados ao exercício na infância e adolescência.

Este é um dos períodos críticos de remodelação e reestruturação dos ossos. “Exercício físico de moderada e alta intensidade e de impacto com o solo são benéficos para as faixas etárias mais baixas”, explica a PT Sara Monteiro.

O problema começa muitas vezes em querer que as crianças comam de tudo e em grandes quantidades, sem que tenham um exercício físico complementar que ajude a libertar o excesso de calorias. 

A partir dos seis anos começa o período crítico para o desenvolvimento das habilidades fundamentais do ser humano. “Está considerado que entre os seis e os 10 anos é o período sensível em que os miúdos absorvem ao máximo o que lhes ensinam a nível motor”.

Mas porquê devem treinar?

Segundo Sara Monteiro, “o treino permite a redução do perímetro da cintura e da gordura corporal em crianças e jovens obesos, sem qualquer interferência negativa no seu crescimento”. Para isto precisamos só de garantir que é feito de forma adequada.

Mas não é apenas no peso que o treino vai ter consequências. “A prática de exercício físico orientado tem benefícios ao nível do bem estar psicológico, humor e aumento de autoestima em crianças e adolescentes”, afirma a personal trainer.

Não há uma idade ideal para as crianças começarem a treinar. Isso pode acontecer logo no início da escola primária, por volta dos seis anos, ou até mais cedo. Podemos ter em conta que há muitas crianças no futebol, ballet e até natação quando ainda são bebés. Até porque aos seis anos, já existem muitas crianças que apresentam excesso de peso ou obesidade elevada. 

Mas como é que as escolas ou pais podem motivar as crianças para a prática de exercício físico?

Sara refere que “a motivação das crianças ocorre através da componente lúdica, movimento corporal e socialização com os outros.” Os desportos com mais sucesso entre os miúdos são precisamente aqueles que fazemos em grandes grupos.