Para muitos o difícil não é começar, é manter os níveis de motivação no auge para continuar a treinar. É assim contigo? Então confere estas dicas.
Janeiro é mês de, para muitos, começar a treinar e ter novas rotinas no ginásio. Mas depois de um ótimo começo, podem começar a desaparecer as motivações que te levaram a começar o processo: “Tive um dia cansativo no trabalho”, “Hoje dormi mal”, “Dói-me o pé”, “os miúdos”… Podíamos estar aqui a escrever uma série de “dificuldades e adversidades” que a vida e o dia-a-dia nos podem trazer para não ir treinar.
O primeiro passo é compreender que está tudo bem se não formos um dia. Está tudo bem se “falharmos” em prol de outra coisa. Mas há que avaliar até onde é que a “vida precisar de nós” ou nós a “precisarmos de uma desculpa para não andar com a vida”. Se achas que, grande parte dos teus motivos são realmente falta de vontade e de motivação a parte boa é que chegaste até aqui! E isso pode mudar.
Para isso, falamos com alguns dos nossos especialistas em exercício da equipa FITTEJO e traçamos algumas estratégias para manter a motivação durante os treinos:
Não fazer sempre o mesmo treino: Ao fazeres sempre o mesmo treino o corpo habitua-se e torna- se monótono para ti. Além disso os resultados vão demorar mais a aparecer, vais ficar desapontado, ter menos vontade de treinar… e é um ciclo vicioso… quando deres por ti estás com zero motivação para regressar. Por isso pede ajuda para alterar os teus treinos de 3 em 3 meses, e com exercícios diferente sou métodos de execução diferentes vais conseguir mais e melhores resultados – o que vai gerar motivação extra para continuares os treinos.
Treinar com amigos e família: Os teus familiares ou amigos por vezes incentivam-te a treinar e dão te mais vontade de ir porque sabes que marcaste um compromisso com eles e não vais deixá-los a treinar sozinhos, não é? Esta ideia de compromisso e de “divisão de esforço” no treino acaba por ajudar muito quando a vontade, o frio ou outras “coisas da vida” aparecem. Marca com a tua pessoa preferida um treino e vais ver que além de mais divertido vais ter mesmo vontade de ir.
Fazer aulas de Grupo; Porque as aulas são mais dinâmicas e divertidas e estás sempre acompanhado. Além da música que acaba sempre por dar uma motivação extra tens um grupo de pessoas que durante aqueles 30 a 50 minutos está contigo no treino e acaba por te motivar. Além da segurança e conselhos do professor da aula que vão garantir que realizas todos os exercícios muito bem.
Não descansar muito/Não fazer grandes pausas: Se não estás tão habituado a treinar, permite-te ter tempo. Quando as pausas entre treinos são mais longas a vontade de treinar depois da pausa é menor, pois o teu corpo teve acesso a um período de descanso e consegues sentir-te com mais energia para retomar. Se o treino for demasiado intenso podes sentir-te desmotivado por seres “incapaz” de o cumprir, ou se for muito difícil podes ter demasiadas dores musculares no dia seguinte o que te impede de voltar ao treino com vontade. Por isso vai com calma, respeita o teu próprio tempo para que possas aproveitar melhor o teu treino.
Treinar com PT: Ao treinar com acompanhamento de um personal trainer vais ter alguém que puxe por ti e que te vai dar mais motivação para treinar: é inegável que deixas de ter que te preocupar com fazer sempre o mesmo treino, procurar alguém da família/amigos que tenha horário e vontade de treinar contigo, ter que conciliar o horário das aulas de grupo com o teu dia-a-dia ou até preocupar-te com as pausas, descansos e tempos de exercício – tudo isso é trabalho para o teu Personal Trainer e é ele que fica encarregue de estruturar tudo isso para ti. Por isso na falta de motivação vai ser um dos grandes apoios com quem podes contar para que 2023 seja realmente o teu ano de transformação.
Qualquer uma destas estratégias vai ajudar-te a encontrar motivação extra para que janeiro seja o mês de começos mas os outros 11 meses de 2023 sejam meses de continuação e resultados! Se precisares de ajuda podes e deves marcar uma avaliação física connosco GRÁTIS! Marca agora a tua possibilidade de transformar o teu futuro: 918 888 459 ou geral@fittejo.pt)
Até breve,
FITTEJO