Para quem quer aumentar a qualidade de perfomance no Padel, o ginásio tem que estar na agenda diária.

Com fãs por todo o mundo o Padel chegou e veio para ficar: dos grupos de amigos, empresas e famílias, muitos são os que se juntam para praticar este desporto.

A modalidade já chegou à Moita com o MR.PADEL e, claro, colabora em parceria com o FITTEJO para que alunos do Padel tenham acesso a um Desconto ao treinarem no FITTEJO, e alunos do nosso ginásio tenham acesso a jogos com um valor especial.

“Mas mais do que inserir esta modalidade, temos que ter em atenção as lesões e preparar o corpo para os movimentos”

Dinis Silva, Personal Trainer FITTEJO

Pois, a verdade é que para praticar este desporto com qualidade e evitar lesões, convém preparar o corpo para os movimentos. O personal trainer Dinis Silva, Personal Trainer no FITTEJO – e responsável por treinos específicos em atletas de Padel, adiantou em entrevista à NiT que “quem quer realmente praticar padel sem qualquer risco de lesão e aumentar a qualidade perfomance, o ginásio é algo que deve estar na agenda diária”.

Os movimentos bruscos e mudanças de velocidade para alguém que está a começar ou até mesmo para quem já pratica de forma regular “é algo que devemos ter em atenção”, indica o professor. Com tudo isto, é aqui que entra o papel do ginásio, com um trabalho específico e personalizado para esta modalidade.

“Além de ajudar no reforço muscular e mobilidade articular para o risco de lesão diminuir, vai ter um papel importante na capacidade cardiorrespiratória melhorada, na explosão com que desafia as bolas mais difíceis e ainda nas mudanças de direção que são algo recorrente”, explica o especialista em exercício físico.

O treino que vais inserir na rotina para não falhares uma vitória:

Pedimos ao Professor Dinis Silva que partilhasse um treino específico para incluir na tua rotina semanal de treino, de forma a ajudar a melhorar a performance e evitar as ditas lesões tão comuns nestes desportos de alta intensidade.

Estes são ótimos exercícios para treinar a agilidade e mudanças de direção que este desporto exige. Sobretudo quando são somos surpreendidos pela trajetória que a bola ganha ao tocar nas paredes. Nesse sentido, só exercícios como skaters, ou vai e vem com sprints vão ajudar o corpo a habituar-se às de ritmo na passada, e aos movimentos intercalados que a modalidade tem. Desta forma, consegue responder mais rapidamente ao ritmo de jogo e vencer os adversários.

Dinis Silva, Personal Trainer FITTEJO

6 Melhores exercícios para incluir na rotina de treinos:

Skaters: Levanta a perna esquerda e mantenha o joelho da direita ligeiramente dobrado. Depois, dá um impulso e salta lateralmente com a perna direita, aterrando sobre o pé direito. Repete este salto de uma perna para a outra várias vezes. Repete durante um minuto.

Agachamento com salto: Afasta as pernas um pouco mais do que o nível dos ombros e dobra-as de forma a que o joelho forme um ângulo de 90 graus, sem que nunca ultrapasse a ponta do pé. No fundo, é simular o ato de se sentar. O tronco deve estar direito e o abdominal contraído. Depois quando subires salta e aterra na posição de agachamento. Repete durante um minuto.

Rotações com bola: De pé, com uma bola de treino coloca-te paralelo a uma parede. Afasta os pés à largura do ombros e depois roda a cintura de forma a atirar a bola à parede. Faz quatro rondas de um minuto cada e descansa entre cada uma durante 30 segundos.

Russian Twist com bola: Deves sentar-se com os joelhos fletidos a 90 graus e pés apoiados no chão. Depois, roda o tronco de um lado para o outro tocando com a bola medicinal no chão — a cada rotação direita e esquerda conta apenas uma repetição. Atenção: manter postura vertical com o abdominal contraído e o peito aberto. Deves realizar quatro séries de 15 repetições.

Sprints com trenó: Coloca-te em posição de sprint, com o tronco inclinado ao chão. Segura o trenó com as duas mãos – um pouco abaixo dos ombros – e os braços estendidos. Depois empurra o trenó para a frente o mais depressa que conseguires. Repete cinco sprints com intervalo de descanso de 45 segundos.

Vai e vem com elástico: Define 3 pontos a uma distância confortável de um pilar / máquina. Amarra um elástico a essa estrutura física e coloca-o à cintura. Depois faz exercícios de vai-e-vem até aos pontos definidos. Estes vão imitar os movimentos de avanços e recuos tão característicos do padel.


10 Vantagens de incluir um treino de Padel na rotina

Se ainda não experimentou jogar Padel, damos-lhe 10 motivos para começar a praticar!

  1. É um desporto para ambos os sexos e com uma elevada abrangência etária (dos 8 aos 80 anos);
  2. É um desporto de fácil aprendizagem, sendo possível já ter uma excelente experiência desportiva logo na primeira vez que experimenta;
  3. Não obriga a equipamento específico, apenas precisa de ter uma raquete, sapatilhas e roupas confortáveis;
  4. As regras são simples, intuitivas e fáceis de compreender;
  5. Não requer especiais competências físicas e técnicas para começar a praticar. Não são raras as vezes de praticantes que relatam que este desporto é a sua primeira experiência mais consistente de prática de desporto;
  6. É um desporto divertido, com muitas trocas de bolas e, por ser jogado a pares (inclusive pares mistos), com forte cariz social. Pode evoluir-se bastante e num curto espaço de tempo;
  7. É um desporto que, pelo acentuado crescimento que regista, dá resposta a quem queira encarar de uma forma mais competitiva, visível na enorme quantidade de torneios que se organizam regularmente;
  8. É fácil agendar um jogo com jogadores de nível equiparado. Existem inúmeros grupos de Whatsapp, para todos os níveis e locais.
  9. Prepare-se para jogar com pessoas que não conhece. A capacidade de gerar uma elevada rede de networking contribui para reforçar o cariz social deste desporto.
  10. Desporto campeão para queimar calorias. Um jogador normal é recompensado com a queima 800 Kcal numa hora de Padel.

Podes encontrar aulas e treinos específicos no teu ginásio ou experimentar este treino sozinho com estas dicas. Queres ter a tua aula experimental 100% Grátis? Só tens de reservar connosco: 918 888 459 ou geral@fittejo.pt.

Até breve, esperamos por ti! 

FITTEJO