O treino no pós-parto é fundamental para a tua recuperação. além de te trazerem uma sensação de bem-estar.

Esta é uma fase intensa na vida da mulher. O teu corpo sofre uma mudança enorme e além do físico, o teu psicológico também sofre imensas alterações e, por isso, é importante que voltes aos poucos e tenhas a certeza que esta mudança é perfeitamente natural! 

A alegria desta nova fase vem acompanhada pelas inseguranças e, às vezes, até tristeza ou ansiedade. A recuperação física pode ser desafiadora, com o teu corpo passando por mudanças significativas.

No entanto, apesar dos desafios, muitas mulheres encontram forças incríveis dentro delas mesmas. Elas descobrem uma resiliência que nem sabiam que tinham. Aprendem a pedir ajuda quando precisam e a valorizar cada pequena vitória, por menor que seja.

A tua trajetória de superação é única. Aprendes a cuidar do teu bebê, recuperas-te física e emocionalmente, e redefinir o teu papel na família e na sociedade. Mas, aos poucos, tu percebes que és capaz de lidar com tudo isso. Por isso, separamos alguns exercícios indicados para as nossas mãezinhas aqui do ginásio:

Agachamento com bola de Pilates:

Posiciona a bola de Pilates entre a parede e as costas, mantém os pés afastados na largura dos quadris. Agacha-te como se estivesses sentando em uma cadeira, mantendo a bola pressionada contra as costas. Certifica-te de manter os joelhos alinhados com os tornozelos e o abdominal contraído. 

Flexões na parede:

Fica em frente a uma parede ou outra superfície estável. Coloca as mãos na parede, mantendo os braços na altura dos ombros. Flexiona os cotovelos, aproximando o corpo da parede, mantém o tronco estável e os abdominais contraídos durante o movimento. 

Prancha modificada:

Deita-te de bruços no chão ou usa um colchão. Levanta o corpo apoiando-te nos antebraços e nos joelhos, mantendo o corpo reto como uma prancha. Mantém essa posição, contraindo os músculos abdominais e glúteos, por cerca de 20-30 segundos. 

Elevação de quadril com bola de Pilates:

Deita-te de costas no chão, com os joelhos dobrados e os pés apoiados na bola de Pilates. Levanta os quadris em direção ao teto, contraindo os glúteos enquanto manténs os pés na bola, por alguns segundos e depois baixa-te lentamente de volta à posição inicial. 

Extensões de braço:

Segura um peso leve em cada mão e mantém os braços estendidos ao lado do corpo. Levanta os braços para os lados até a altura dos ombros, mantendo os cotovelos levemente flexionados. Baixa os braços de volta à posição inicial lentamente. 

Alongamento da cintura:

Senta-te no chão com as pernas estendidas, inclina-te para o lado, alcançando a mão em direção ao pé oposto e mantendo o alongamento por 15-30 segundos e repete do outro lado. Isto ajuda-te a aliviar a tensão nos músculos da região lombar e lateral do corpo. 


A chave está em aceitar a ajuda quando necessário, não ter medo de pedir apoio, e lembrar-te de que está tudo bem não ser perfeita. Cada passo dado, por mais pequeno que pareça, é uma conquista a ser celebrada.

Esses exercícios são projetados para serem seguros e eficazes para mulheres no período pós-parto, visando fortalecer os músculos centrais do corpo, melhorar a postura e ajudar na recuperação após o parto.

Se tens mais questões fala connosco (918 888 459 ou geral@fittejo.pt). Se queres manter-te atualizado com mais treinos e dicas como estas, não deixes de acompanhar as nossas redes sociais e o nosso blog. Partilhamos conteúdos exclusivos para quem procura informações úteis, simples e práticas sobre alimentação saudável e exercício físico.

E dia 22 de maio, quarta-feira, esperamos por ti para uma LIVE sobre pré e pós parto. Com duas especialistas e personal trainers no FITTEJO, Sara Corona e Sara Monteiro e uma convidada especial, Andreia Guerreiro, para falarmos sobre o treino e a importância do mesmo nesta fase de vida.

Até breve,

FITTEJO