São 9 meses a gerar uma vida. Muitas mulheres pensam que depois do parto não devem treinar por ser uma fase sensível, mas nós falámos com a PT Sara Corona para perceber afinal que exercícios se podem fazer depois do nascimento de um filho.

Fazer exercício antes de engravidar já é assunto assente que é benéfico e muda a vida para melhor. Quando uma mulher descobre que está grávida, há por vezes dúvidas e incertezas que a levam a parar ou reduzir a prática. No entanto, com o acompanhamento certo é perfeitamente possível continuar a treinar durante a gravidez, e mais: preparar um parto para que seja o mais confortável possível.

A importância da ajuda certa no pós-parto…

durante o pós-parto, o treino continua a ser recomendado, mas apenas após a alta médica. Só a partir deste momento, em que medicamente há a certeza de que a mulher está pronta para fazer exercício físico e que há uma boa recuperação do momento do parto é que podemos procurar ajuda. E aqui está um dos grandes segredos: procurar a ajuda certa.

Isto porque fazer uma recuperação pós-parto envolve mais do que treinar. É uma recuperação de tecidos, uma adaptação a uma nova vida e novas rotinas. Por isso é que procurar alguém que saiba exatamente por onde começar é a ajuda que precisas.

Mas afinal porque é que devo treinar no pós-parto?

Treinar depois de ser mãe vai ajuda a reforçar a sustentação da bexiga e do intestino. E ainda fortalece a vagina e reduz a probabilidade de incontinência urinária a médio/longo prazo. Contudo, ainda vemos algumas mulheres que se questionam se “é seguro praticar exercício físico durante o pós parto“, e resposta correta é: Sim! É seguro e para além disso ainda beneficia a saúde: ajuda o corpo a recuperar mais rapidamente, liberta o stress, ajuda a combater a depressão pós-parto.

Depois de ser mãe do Leonardo a Yolanda Tati falou com o FITTEJO para cuidar-mos da sua recuperação e pós-parto. Foi exatamente sobre este tema que falámos com a PT Sara Corona para sabermos quais os exercícios que a miss Yolo fez durante o seu pós-parto e que a ajudaram numa recuperação ativa e eficaz.

Mas afinal, quais são os exercícios do pós-parto da Miss Yolo?

Gato

O que é o exercício do gato?

É um exercício que auxilia na mobilidade da coluna, através do alongamento e relaxamento da musculatura lombar durante a flexão, e durante a extensão ajuda a estabilizar a lombar.

Benefícios:

  1. Desenvolve o controlo abdominal;
  2. Ganha flexibilidade da coluna lombar;
  3. Promove a estabilidade e controle da cintura escapular;
  4. Fortalece os extensores superiores e médios da coluna.

Pointer

O que é o Pointer?

É um exercício que tem como objetivo readucar a estabilidade do corpo.

Benefícios:

  1. Fortalecimento da zona abdominal e das costas;
  2. Fortalecimento dos glúteos;
  3. Aumento do equilíbrio e da estabilidade.

Ponte de glúteos

O que é a ponte de glúteos?

O exercício ponte de glúteos é considerado um dos exercícios mais fáceis de executar. É um exercício simples e fortalece os glúteos e não só, fortalece também toda a zona do core.

Benefícios:

  1. Melhora a força muscular de glúteos e músculos posteriores da coxa;
  2. Ajuda no equilíbrio;
  3. Melhora a estabilidade de quadril e do tronco.

Hipopressivos

O que são Hipopressivos?

É um método de treino postural, que tem como base a respiração e a apneia. Além disso vais acrescentar a reeducação postural, a técnica neuro-dinâmica e a combinação de várias posturas. Resultado: vais trabalhar o corpo de forma global. Para fazeres este exercício precisas de saber duas técnicas de respiração: apneia respiratória e abertura costal.

Benefícios:

  1. Promovem melhorias respiratórias;
  2. Aumentam a flexibilidade;
  3. Aumentam os glóbulos vermelhos;
  4. Melhoram a postura;
  5. Reduzem o perímetro da cintura;
  6. Maior consciência corporal;
  7. Grande impacto a nível preventivo, terapêutico, estético e de rendimento desportivo.

Deadbug

O que é o Deadbug?

O Dead bug é um exercício com o objetivo de oferecer estabilidade no core e ao mesmo tempo melhorar a interação entre os membros inferiores e superiores. Além disso, estimula os músculos estabilizadores da região lombar, abdominal e anca de uma forma sinérgica.

Benefícios:

  1. Melhora a força abdominal;
  2. Melhora a estabilização do tronco;
  3. Promove a mobilidade da anca, dos membros superiores e inferiores.

Todos estes exercícios não são só direcionadas para o pós-parto, mas também podem ser feitos por grávidas, uma vez que estão muito ligados à estabilidade corporal e à flexibilidade.


Se estás grávida ou procuras o acompanhamento certo para uma fase de pós-parto: este é o teu momento. Investe em ti e na tua saúde e os resultados serão refletidos exatamente em ti e no teu bebé. Experimenta sem compromisso, online ou. no FITTEJO (918 888 459).

Até breve,

FITTEJO