Libertar a tensão dos músculos para reduzir o impacto do treino é uma das possibilidades que o rolo miofascial te dá.

Mas afinal o que é o rolo miofascial?

É um acessório que podes encontrar no FITTEJO e à venda em lojas como a Decatlhon ou Worten que te permite fazer uma massagem no final do treino para libertar todas as tenções acumuladas nos músculos. Para um atleta que treina regularmente, por vezes, criam-se desequilíbrios musculares que chamamos na gíria de “nós”.

Mas o que são estes “nós”? São aderências (tecido sicatriatico), que podem criar tensão e causar dor no músculo. Estas tensões vão impedir o músculo de funcionar eficazmente e podem criar inflamação. Com o rolo, estas aderências podem desaparecer fazendo uma “massagem” – à qual chamamos a auto-libertação miofascial.

Então mas quais são os benefícios de usar este acessório?

Melhora a circulação sanguínea, aumentam a flexibilidade e a amplitude de movimentos. Pode ser usado no aquecimento mas também com os alongamento dinâmicos para ajudar na diminuição da dor muscular.

Rolos na prevenção e recuperação de lesões

Os rolos podem ser usados para alongar músculos difíceis de alcançar como por exemplo o lado externo da nossa perna (Banda iliotibial), que por vezes, quando fica contraída pode criar lesões na área do joelho (dor lateral).
Por exemplo, pessoas que trabalham várias horas numa secretária numa posição que não é benéfica para a parte superior das costas, podem usar os rolos para aliviar um dia de stress e má postura. Uma massagem na parte posterior da nossa coxa pode ajudar ainda a aliviar a rigidez.

Como usar?

Os rolos devem ser usados gradualmente. Iniciar a massagem menos profunda e depois ampliar a medida da capacidade de aguentar o desconforto e a tolerância. Os músculos grandes podem ser massajados entre 30 a 60 segundos.
Não esquecendo que existem vários tipos de rolos (alguns mais rijos que outros). Em caso de não saber qual o rolo mais adequado podes perguntar a um profissional de exercício físico.
Atenção que os rolos nunca devem ser sinónimo de dor excessiva ou de ter uma dor prolongada após o uso, por isso, é necessário ganhar tolerância e ajustar de acordo com a nossa necessidade

Atenção a ter com o Rolo
Os rolos nunca devem ser usados em proeminências ósseas. Além disso, não se deve massajar no osso pois pode causar inflamação. Também não se deve usar o rolo em articulações.
Deverás ter cuidado com a hiperextensão especialmente de articulações que não têm suporte.
O uso do rolo deve ser feito de um modo relaxado tentando não prender a respiração pois isso irá dificultar a utilização. Por fim, não te esqueças que em zonas extremamente doridas de outras sessões não é aconselhável usares o rolo.