Após muitas horas sentado é normal que comecemos a adotar posturas pouco adequadas: vem daí descobrir o melhor a fazer quando te levantas.

Estar muitas horas na mesma posição, e especialmente sentado, vai fazer com que ao fim de algumas horas o teu corpo comece a dar sinais de “não estar bem”. Com este acumular de posturas incorretas e pouco adequadas, damos por nós no final dia com bastante desconforto ou dores nas nossas articulações ou músculos. É normal quando trabalhamos muitas horas sentados e sem fazer pequenas pausas. Este desconforto é o alerta do nosso corpo que algo que está “errado” e que precisamos de estar mais atentos ao longo do nosso dia.

Pensando no que acontece no nosso corpo, além de haver consequências ao nível muscular como encurtamos, perda de mobilidade articular podemos ainda criar alterações na curvatura da nossa coluna vertebral.
Mas como é que podemos reverter ou ajudar a prevenir tais situações?

  • Fazer um bom reforço muscular no ginásio, esta será a solução que mais te irá ajudar a longo prazo, pois um aumento de massa muscular também se vai traduzir em menos dores e menos desalinhamentos
  • Adotar uma postura correta ao longo do dia sentados;
    Manter a cabeça e a coluna alinha, um correto alinhamento das ancas e os joelhos e pés à largura das ancas. No fundo é ter uma harmonia entre todos os segmentos do corpo”
  • Fazer uma rotina de exercícios de alongamentos e mobilidade em casa ou no escritório no final do dia para por as articulações e os músculos a mexer.

Então o que posso fazer quando estou muito tempo sentado?

  1. Espreguiçar
    Nada melhor que espreguiçarmos á nossa vontade para retirar todas as tenções que acumulamos no nosso corpo enquanto estivemos parados.
  2. Alongamento Coxa
    De pé, com as pernas juntas uma do lado da outra, puxe o calcanhar em direção aos glúteos e segure por cerca de 30 a 45 segundos para alongar a parte da frente da coxa. Fazer igual para a outra perna
  3. Alongamento Posterior da coxa e zona lombar
    De pé, com as pernas esticadas e juntas uma a outra, faça uma flexão do tronco e tente alcançar os pés com as duas mãos. Segure por cerca de 30 a 45 segundo para sentir o alongamento de toda a cadeia posterior do corpo
  4. Alongamento Pescoço
    Sentado ou de pé, com a coluna alinha deixe cair uma orelha em direção ao ombro. Caso queira sentir mais o alongamento coloque uma mão sobre a cabeça para fazer uma ligeira tração e aumentar a intensidade do alongamento. Segure por cerca de 30 e troque de lado lentamente.
  5. Alongamento peitoral
    De pé, entrelace os dedos atrás das costas com as mãos perto do glúteo. Tentando manter o alinhamento da coluna vertebral a subir os braços em direção ao teto, apertando as omoplatas uma contra a outra e mantendo os ombros bem para trás. Tente aguentar cerca de 30 a 45 segundo para sentir o alongamento em todo o peitoral e ombro.

Se achas que a tua postura está a afetar o teu bem-estar diário, a nossa equipa está 100% preparada para te receber e ajudar a melhorar o teu dia-a-dia. Marca agora a tua possibilidade de transformar o teu futuro: 918 888 459 ou geral@fittejo.pt.

Até breve, 

FITTEJO