Falar de saúde e bem-estar não é só alimentação e prática de exercícios físicos… Um fator que pode afetar o desempenho e os resultados é o sono.

Dormir bem é fundamental não só para descansares e te sentires pronto para mais um dia, mas também para a recuperação muscular, a regeneração dos tecidos e a produção de hormonas importantes para a prática de exercício físico. De forma geral, a privação do sono pode causar fadiga, baixa energia, perda de força e redução da capacidade de concentração e tomada de decisão.

Sabias que falta de sono pode levar a um desequilíbrio no metabolismo, o que pode afetar o desempenho físico e a composição corporal?

Mas qual é o impacto direto de dormir mal?

Muitas vezes associamos que para atingir um determinado objetivo e resultado o processo vai passar por alimentação regrada e treinos intensos: de fora fica o cuidado com o sono, o descanso… e consequentemente o desempenho e os resultados! Sabias que falta de sono pode levar a um desequilíbrio no metabolismo, o que pode afetar o desempenho físico e a composição corporal? Estudos mostram que a falta de sono pode aumentar os níveis de cortisol (conhecida hormona do stress) e diminuir a produção da hormona do crescimento, o que pode afetar a perda de gordura e o ganho de massa muscular. Por outro lado, uma boa qualidade de sono pode ajudar a melhorar a performance esportiva e os resultados dos treinos. Dormir o suficiente pode aumentar a resistência, a força, a velocidade e a precisão dos movimentos.

Dicas simples, para aplicar hoje:

Alguns hábitos que podem melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, a prática de exercícios físicos, incluem:

Estabelecer uma rotina de sono regular: Tenta dormir e acordar sempre no mesmo horários, incluindo ao fim-de-semana, para teres uma rotina mais regular possível;

Evitar a exposição à luz forte à noite: A luz pode impedir a produção de melatonina, a hormona que regula o sono. Evita o uso de dispositivos eletrónicos uma hora antes de dormir e mantêm o quarto escuro;

Praticar atividades relaxantes antes de dormir: Ler um livro, tomar um banho quente ou fazer uma meditação podem ajudar a relaxar o corpo e a mente antes de dormir;

Evitar o consumo de cafeína e álcool à noite: A cafeína e o álcool podem afetar a qualidade do sono, por isso, evita o consumo antes de dormir – pode prejudicar a tua rotina de sono;

O sono é um dos fatores mais importante quando o assunto é resultados no exercício físico. Dormir bem pode ajudar a melhorar a performance, a recuperação muscular e a composição corporal. Por isso, é importante priorizar uma boa qualidade de sono como parte de uma rotina saudável e equilibrada.

No FITTEJO podemos comprometer-nos a ajudar-te a gastar a tua energia nas nossas aulas ou na sala de exercício, depois é só fazeres a tua parte (e aquela que não depende de mais ninguém): descansares de verdade e investires numa boa rotina de sono.

Começa agora a cuidar mais de ti e da tua saúde e bem-estar: Fala connosco diretamente através do 918 888 459 ou geral@fittejo.pt e marca o teu treino ou aula experimental! Se já és sócio do FITTEJO aproveita para pedir as tuas re-avalições AQUI.

Até breve,

FITTEJO