Não há milagres nem poções mágicas mas lançamos um desafio de Natal que te vai fazer gastar muitas calorias.

Artigo escrito em parceria com a Revista NIT

Faltam 23 dias para Natal, o que significa que não tarda já não tens agenda para mais jantares que celebrem esta época festiva. Depois, chegam aqueles dois dias em que as mesas estão recheadas de comida que adoramos e alguns dos nossos doces preferidos. As iguarias natalícias são a grande preocupação de muitos: por um lado, é estranho estar de dieta nesta altura e ter a força de vontade para não cometer asneiras; por outro, ficamos com peso na consciência quando abusamos nos doces e nos chocolates típicos da quadra.

O primeiro passo é respirar e perceber que comer aquilo de que gostamos é bom. Não precisa de deixar aquilo que gosta de lado, ou ficar obcecado com as calorias. Isso apenas rouba toda a alegria e a magia tão características da época. A solução está na antecipação.

“Esta altura do ano é, realmente, sinónimo de uma maior ingestão calórica. São as rabanadas, bolo rei, sonhos, filhoses e muitas outras calorias. Mas é possível gerir e equilibrar a nossa balança de uma forma mais fácil se, ao longo do ano, tivermos um treino regular e alimentação equilibrada”, explica a personal trainer Inês Tavares, do Fittejo, à NiT. Uma sugestão que a profissional faz é de aumentar o ritmo e intensidade dos treinos. “Desta forma conseguimos queimar algumas calorias extra, que depois vai ter impacto no organismo, equilibrando-o”, refere.

Para conseguir aumentar este gasto calórico, a PT Inês Tavares aconselha aumentar o número de treinos e focá-lo em aulas mais intensas, ou, caso prefira treinos mais funcionais, aumentando a carga. Os circuitos são também uma ótima opção.

O desafio do mês 12

  • Dezembro é o mês 12 , por isso teremos 12 exercícios no treino
  • O objetivo será realizar o treino no menor tempo possível
  • O número do exercício equivale ao número de repetições que irás fazer do mesmo
  • “Volta sempre á casa partida ” antes iniciares um novo exercício, ou seja, volta sempre ao início do treino (exercício nº 1) antes de passares para número seguintes.
  • Ex: se vais para o exercício nº 6 , significa que antes terás sempre voltar ao inicio e fazer o exercício nº1 , 2, 3 ,4 e só depois realizas o nº5.
  1. Min de prancha
  2. Inchworm
  3. Goblet Squat
  4. Power Lunge (4drt + 4esq)
  5. Jumping Jacks
  6. Slam ball
  7. Box Jump
  8. Jumping Squat
  9. Flexões
  10. Burpees
  11. Sit-up
  12.  Kettlebell Swing

Boa sorte neste desafio e não te esqueças; Ao fazeres este treino não significa que terás um Natal com menos calorias, significa sim que te vai ajudar a equilibrar o número de calorias que ingeriste e o número de calorias que queimaste.

Para que isto não aconteça e consiga alcançar os seus objetivos, Inês Tavares criou um desafio para o mês de dezembro. A personal trainer chamou-lhe “o desafio do mês 12” e o intuito é realizar o treino, de 12 exercícios, no menor tempo possível.

  • Os exercícios estão numerados e cada número equivale à quantidade de repetições que terá de fazer do mesmo movimento. Além disso, antes de avançar para o exercício seguinte, tem sempre de “voltar à casa da partida”. “Isto significa que antes de iniciar um novo exercício volta sempre ao início do treino (ao exercício número um) antes de passar para número seguinte”. E exemplifica: “Se vai para o exercício número seis, significa que antes terá sempre voltar ao início e fazer o primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto e só depois o sexto movimento descrito no plano.”

Para aumentar a motivação, o objetivo é conseguir fazer, a cada dia de treino, menos tempo. Desta forma é possível melhorar a resistência, o trabalho cardiovascular e ainda perder um maior número de calorias. Porém, Inês Tavares deixa um alerta: “Ao fazer este treino não significa que terá um Natal com menos calorias, significa que vai ajudar a equilibrar o número de calorias que ingere e o número de calorias que queima”.

Vem experimentar um dia Grátis no FITTEJO e pôr em prática este Desafio de Natal. Marca já: 918 888 459 ou geral@fittejo.pt

Até breve,

FITTEJO