Existem mais de 200 tipos de yoga diferentes, mas também existem muitos mitos e verdades. Vamos descorbrir?

21 de junho é a data oficial do início do verão, mas também é a data em que se comemora o dia internacional do Yoga. Para celebrar esta data falamos com a nossa Professora Sara Santana que há 4 anos acompanha a nossa família FITTEJO com aulas de yoga semanais. O objetivo? desvendar mitos e verdades sobre esta modalidade milenar originária da Índia, com mais de 5 mil anos de existência.

A prática de yoga tem sido cada vez mais popular em todo o mundo, e isso não é “por mero acaso…” Além de ser uma forma de exercício físico, o yoga também traz inúmeros benefícios para a mente e o espírito. A respiração é uma parte fundamental do Yoga, e há técnicas específicas para controlá-la e melhorar a saúde em vários pontos – mas não é só por aqui que ficamos quando o assunto são os benefícios de incluir o yoga na tua rotina semanal de treinos.

Os benefícios de incluires yoga no teu dia-a-dia:

  1. Aumenta a flexibilidade e força muscular: as posturas do yoga trabalham todos os principais grupos musculares, melhorando a flexibilidade, força e equilíbrio. Com o tempo, notarás que és capaz de realizar posturas mais desafiadoras e te tornarás mais ágil e forte.
  2. Aumenta a concentração, o foco na respiração e na consciência do corpo: durante a prática de yoga consegues melhorar a concentração, sendo benéfico tanto nas atividades diárias quanto no desempenho em outras áreas, como no trabalho ou nos estudos.
  3. Estimula a consciência corporal: o yoga estimula a conexão mente-corpo, ajuda a desenvolver uma maior consciência corporal, com isso pode levar a uma postura melhor, o alívio de dores crónicas relacionadas à má postura e a melhora da coordenação em geral.
  4. Melhoria da saúde cardiovascular: muitos exercícios de yoga envolvem movimentos fluidos e rítmicos, que ajudam a aumentar a circulação sanguínea, além disso, algumas práticas de yoga mais intensas, podem oferecer um treino cardiovascular eficaz.

Mitos e verdades sobre o YOGA

Mito 1 – “Yoga é muito parado”: Nas aulas de Yoga do FITTEJO são trabalhadas mais de 50 posturas bem como sequências dinâmicas que tornam as aulas tudo menos monótonas.

Mito 2 – “Não tenho flexibilidade para fazer Yoga”: A flexibilidade, como todas as capacidades musculares e motoras, é algo que se trabalha. Todas as pessoas têm flexibilidade mas vão aumentando essa capacidade com a consistência da prática (o que acontece com todas as modalidades que implicam exercício físico).

Mito 3 – “O Yoga não queima quase calorias nenhumas”: Nas aulas de Yoga do FITTEJO Moita podem ser gastas entre 200 a 300 calorias em 50 min de prática, dependendo do objetivo e intensidade da aula.

Mito 4 – “Só se medita no Yoga”: É Verdade que a meditação (atenção plena ao momento presente e à experiência vivenciada no e com o corpo) é uma parte integrante das aulas, mas vários outros aspetos são trabalhados, nomeadamente fortalecimento muscular, flexibilidade, resistência cardiorespiratória, equilíbrio, controlo da respiração e relaxamento. 

Mito 5 – “O Yoga é direcionado para mulheres”: Os primeiros praticantes de Yoga eram homens, embora na atualidade, e na cultura dita Ocidental, sejam as mulheres as que procuram mais esta modalidade. No entanto, existem cada vez mais homens a reconhecer os benefícios da prática; David Beckham, Adam Levine ou Justin Timberlake são alguns exemplos de homens que praticam esta modalidade.


Além disto, sabias que Yoga significa união em <<sânscrito>>, uma língua antiga da Índia? O objetivo final desta modalidade é alcançar a libertação espiritual, conhecida como Moksha ou Nirvana – mas até lá muitos de nós podemos praticar como técnica só com o objetivo de aumentar flexibilidade, força, concentração ou melhorar a saúde e o bem-estar em geral.

Bónus para quem quer começar a praticar YOGA: Práticas para incluir no dia a dia 

  1. Alongamentos com o pescoço;
  2. Surya namaskar: podes fazer logo pela manhã ou quando acordar, é uma sequência de movimentos;
  3. Vrikshasana: pratica a postura da árvore para melhorar o equilíbrio e a concentração (Como fazer: fica em pé e levanta a perna esquerda, apoiando a sola do pé na altura da coxa direita, no ponto mais acima que conseguires);
  4. Postura do cão para baixo ou Postura do cão voltado para baixo/Adho Mukha Svanasana: esta postura é excelente para alongar e fortalecer o corpo inteiro (Como fazer: primeiro apoia com as pernas e braços (no chão, tapete), estende os braços para a frente, levanta os quadris e forma um “V” invertido com o corpo, mantem os calcanhares no chão e respira profundamente);
  5. Marjaryasana-Bitilasana/Cat-Cow Pose: esta sequência de movimentos ajuda a libertar a tensão nas costas e a aumentar a flexibilidade da coluna vertebral. (Como fazer: primeiro apoia com as pernas e braços (no chão, tapete), curva as costas para cima e depois para baixo, sincronizando assim os movimentos com a respiração);
  6. Pádahastásana ou Uttanasana: uma postura do alongamento intenso, alonga a coluna, parte posterior das pernas e os músculos das costas. (Como fazer:  em pé, flexionar um pouco os joelhos, mantendo as costas retas, comece a dobrar para a frente em direção às pernas, movendo o estômago em direção às coxas, quando não conseguires mais manter as costas retas, abaixa a cabeça e segura as pernas com as mãos e deixa a cabeça cair livremente e mantem a posição por 1 minuto e solte lentamente)

Estes são apenas alguns dos muitos benefícios da prática de yoga. Se ainda não experimentaste, considera adicionar yoga à tua rotina de exercícios e vê por ti os benefícios que ela pode trazer para a tua vida. Se estás à procura de uma forma de melhorar a tua saúde física, mental e emocional, a prática de yoga pode ser uma ótima opção.

Vem fazer parte da nossa comunidade no FITTEJO e experimenta a prática de yoga para alcançar uma vida mais equilibrada e saudável. Marca agora através do whatsapp ou geral@fittejo.pt,

Até breve, esperamos por ti!

FITTEJO