Stress e ansiedade no teu dia-a-dia? Então este artigo é para ti. Percebe como é que o exercício físico te pode ajudar a controlar a ansiedade e o stress. Spoiler: não há fórmulas mágicas mas há 4 aulas que podem ajudar.

Um dos maiores desabafos que recebemos todos os dias está relacionado com o stress e a ansiedade do dia-a-dia dos que nos visitam. Seja no trabalho, na escola, com os miúdos ou por outro motivo qualquer – desde 2019 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o stress como a “epidemia de saúde do século XXI“, afetando cada vez mais pessoas a um nível mundial.

Por outro lado, o exercício físico tem tido um papel fundamental precisamente no alívio desta “epidemia de saúde” e estão comprovados vários benefícios do treino que têm impacto direto no teu dia-a-dia.

Precisamente por isso, em 2022 o FITTEJO juntou a psicóloga Patrícia Gonçalves e a PT Sara Roques para um LIVE sobre exercício físico e ansiedade. Conversámos no Instagram durante mais de 60 minutos para junto de duas profissionais percebermos exatamente quais são as vantagens reais de incluir o treino na rotina diária.

Afinal, quais são as vantagens de treinar para a minha saúde mental?

  • Ajuda a controlar a ansiedade;
  • Aumenta a autoestima;
  • Melhora a qualidade de sono;
  • Ajuda a melhorar a o humor;
  • Ajuda a aliviar o stress.

Podes ler o nosso artigo sobre o exercício físico e a ansiedade em geral.

Então, mas porque é que o exercício físico ajuda a reduzir a ansiedade e o stress?

Porque durante o exercício físico libertamos dois tipos de hormonas, que são elas: Endorfina e Dopamina

Endorfina: Produz efeitos analgésicos e ansiolíticos no corpo. É responsável pela diminuição da sensação de dor e por anular as emoções e sensações negativas.

Dopamina: É a hormona que produz sensação de prazer e é a responsável pelo gosto de fazer exercício físico. Além disso, a dopamina melhora as capacidades de aprendizagem e memória.

  • Muitas pessoas perguntam-se a si mesmas, “Se eu for uma pessoa ansiosa, e quiser perder peso, a ansiedade tem impacto nos meus resultados?”, temos a resposta para ti!

Sim, pessoas com altos níveis de ansiedade além de dormirem menos bem (e o descanso está relacionado com bons resultados), vão libertar um maior número de hormonas (como o cortisol) que te vão dificultar o processo. Desta forma, deves procurar perceber que tipo de aulas te vai fazer sentir melhor: mais explosivas ou mais calmas, e adaptar-te a um estilo de vida que inclua este tipo de exercício na tua rotina.

Então afinal, quais são as melhores aulas para acabar com o stress e ansiedade?

Não existe uma fórmula perfeita nem um ingrediente secreto que vá resultar para todos. O que podemos perceber junto da psicóloga Patrícia Gonçalves e da PT Sara Roques é que há pessoas que conseguem libertar-se mais com uma aula mais explosiva (e só aí sentem uma descarga de stress) e outras pessoas vão precisar de uma aula mais calma para sentirem que conseguem reduzir os níveis de stress e ansiedade.

Independentemente da aula há uma coisa que é certa: qualquer que seja o exercício físico o resultado vai ser positivo para o teu corpo e mente.

Deixamos 4 sugestões de aulas de grupo – mais intensas e mais calmas, e uma explicação breve do que podes esperar de cada uma delas. Depois nada como experimentares e sentires os resultados!

  • Yoga;
  • Boxe;
  • Pilates;
  • Chikung;
  1. Yoga

A yoga é método bastante usado para auxiliar a ansiedade e o stress. É uma aula que tem como objetivo trabalhar em conjunto o corpo e a mente, em que os exercícios que ajudam no controlo do stress, da ansiedade e dores no corpo, além disso melhora o equilíbrio e promove a sensação de bem estar.

  • Boxe

O boxe está diretamente ligado à saúde mental por ser praticado com movimentos intensos. É uma ótima aula para quem prefere aliviar o stress e a ansiedade com movimentos mais bruscos.

  • Pilates

A explicação simples é que o pilates ajuda no controlo da respiração: lenta e profunda ajuda a controlar a mente que, por sua vez, proporciona um ritmo melhor para respirar. Outra vantagem do Pilates para aliviar o stress está na redução da tensão muscular durante os exercícios. O trabalho que é feito nesta aula no que diz respeito à mobilidade ajuda também a reduzir os níveis de stress e ansiedade. Não te esqueças ainda que o Pilates exige muita concentração o que aumenta o controlo da mente, e que te vai ajudar em momentos que precisas de manter a calma.

  • Chikung

É uma aula que utiliza uma técnica chinesa milenar de treino interior, para treinar o equilíbrio pessoal num todo: físico, mental e espiritual. Combina com movimentos lentos, exercícios de respiração e concentração. O Chikung promove a saúde e longevidade, ajuda a expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e a desenvolver a espiritualidade.


Começa hoje a cuidar mais de ti e da tua saúde.

Como? Fala connosco, temos as soluções mágicas para te ajudar a reduzir a ansiedade e o stress.

Esperamos por ti,

FITTEJO

918 888 459 ou geral@fittejo.pt