A obesidade atinge 2,5 milhões de adultos em Portugal, e o combate a este problema pode começar por ti.

Atualmente a obesidade é um dos problemas de saúde pública mais relevantes no mundo, é também um fator de risco para muitas outras doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), obesidade é o acúmulo excessivo de gordura no corpo e já é considerada uma doença crónica. Os últimos dados do inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico, de 2015, apontavam que a obesidade afetava cerca de 2,5 milhões de adultos em Portugal (uma prevalência na ordem dos 28,7%). De acordo com o jornal Público, se falarmos de excesso de peso (pré-obesidade e obesidade), este problema atinge no nosso país 67,6% dos adultos, ou seja, mais de metade dos portugueses.

As causas da obesidade são complexas e podem incluir fatores genéticos, ambientais e comportamentais, como uma dieta pouco saudável, falta de atividade física, stress, sono insuficiente e certos medicamentos. 

Mas porque é que pode ser resolvido por mim?

O exercício físico principalmente o treino de força além de ajudar no aumento ou na  manutenção da massa muscular, este ajuda no processo de perda de massa gorda. Podemos ainda maximizar os treinos de força, com trabalho de resistência cardio-respiratória e sem esquecer uma boa alimentação. Mesmo assim, as pessoas que já alcançaram o peso pretendido devem continuar a prática de exercício físico para que os resultados se mantenham.

“Mas eu já sou saudável, o que posso fazer?” – podes e deves ter a missão de passar esses hábitos saudáveis para a tua família ou amigos, bem como ajudar a incentivar na transformação de hábitos que vão ser fundamentais no combate à obesidade.

Mudanças de hábitos fundamentais para o combate da obesidade:

  • Alimentação saudável (depende de ti, e podes pedir aconselhamento profissional a um especialista no FITTEJO e podes ver algumas sugestões de marmitas mais saudáveis aqui)
  • Prática regular de exercício físico (depende de ti, e podes pedir aconselhamento profissional a um especialista no FITTEJO)
  • Pelo menos 2 litros de água diários (depende de ti)
  • Pequenos lanches nos intervalos das refeições (depende de ti)

Além da redução da esperança média vida e da qualidade da mesma, a obesidade traz consigo outras doenças associadas tais como: diabetes, hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares ou cancro – por isso as tuas decisões podem mesmo ter um peso muito importante no que diz respeito à tua saúde, muito além do aspeto físico.

A boa notícia é que o exercício físico é de facto um excelente aliado no ataque à obesidade e ajuda na diminuição de todas estas doenças associadas. Sabemos que a prática  regular exercício físico, aliado a uma alimentação saudável proporciona uma manutenção de peso e um estilo de vida saudável. Sabias que podes experimentar um dia no FITTEJO, sem compromisso? Estamos preparados para te receber em que podes conhecer as nossas instalações, experimentar uma aula ou um momento na nossa sala de exercício, mas sobretudo começar a transformação direta na tua saúde.

Marca agora o teu dia de treino através do 918 888 459 ou geral@fittejo.pt.

Até breve, 

bons treinos,

FITTEJO