O exercício físico é um excelente aliado para as recém-mamãs não só pela recuperação física como um pós-parto com maior foco na saúde mental.
Falamos com a Pt Inês Tavares sobre a importância de, numa fase tão fundamental, as mulheres terem acesso a um acompanhamento especializado e profissional de forma a recuperarem de um momento tão intenso e inesquecível – mas que de facto tem repercursões enormes na saúde física e mental das mulheres que enfrentam o pós-parto.
Recentemente a nossa sócia Catarina Tomás, que foi acompanhada pela PT Sara Corona em pré e pós parto deu o seu testemunho sobre a importância de te manteres ativa nesta nova fase da tua vida. Vê o vídeo completo aqui.
“Quando falamos em pós-parto ou também chamado puerpério, conseguimos facilmente enumerar algumas das preocupações de todas as mães têm: uma recuperação rápida, poder voltar a treinar e às suas rotinas que o corpo permitia fazer, e perder os “quilinhos” extra, querer voltar a caber dentro da roupa que têm lá no armário de casa e sentirem-se novamente com o corpo que se sentem “bem”” – como explica a PT e especialista em acompanhamento na gravidez e pós-parto, Inês Tavares. Assim, fizemos 3 questões que as nossas recém-mamãs mais nos fazem para que tu, que vais ter agora o teu bebé ou que já estás em processo de pós-parto te inspires na importância de treinar acompanhada.
Quando devo começar a treinar?
A rotina de exercícios anterior à gravidez deverá ser retomada gradualmente, desde que a mulher se encontre fisicamente capacitada, sendo que os treinos podem ser retomados +/- 40 dias após o parto (natural, a cesariana leva um pouco mais tempo). Atenção: retomar somente com autorização médica.
Alterações no corpo pós-parto
Mas as preocupações do pós-parto deveriam ir muito mais além que a parte externa da mulher, “olhando” para a parte interna ela sofre muito stress físico durante os 9 meses de gestação. Os órgãos são comprimidos pelo útero e toda a musculatura abdominal e pélvica é alterada, podendo deixar alguns “danos” que têm de ser reparados e é aí que entra a importância de treinar acompanhado com alguém que efetivamente perceba do assunto.
Benefícios de treinar acompanhada no pós-parto
Além de ser um trabalho acompanhado, personalizado, flexível ao horário da mãe e adaptado às necessidades dela e do bebé, treinar acompanhada vai favorecer a reabilitação de todo o soalho pélvico, diástase abdominal, tal como a utilização técnicas específicas tais como exercícios de kegel e abdominais hipopressivos (sabe mais sobre esta técnica aqui).
Na dúvida, informa-te sempre com um profissional e com o teu médico. Depois, deixa o trabalho para os especialistas te ajudarem da melhor forma. Nunca treinaste? Não sabes por onde começar e precisas de ajuda? Fala connosco! Temos todo o gosto em ajudar-te presencialmente ou online: envia whatsapp direto (clica aqui 918 888 459) ou através do email geral@fittejo.pt.
Bons treinos,
Até breve,
FITTEJO