Podes fazer em qualquer lugar, não precisas de material e é a base para um abdominal definido e boa postura – e estes são só alguns dos benefícios. Vem daí e descobre todos da prancha.

“É só um exercício de isometria…” – fica sabendo que este “é só” é mesmo muito. Isto porque a prancha é um exercício isómetrico bastante eficiente e simples de fazer. na verdad epodes fazer em qualquer lugar, sem material e garantir que tens um abdominal mais definido. E não, nem estamos a falar de toda a parte estética…ter os músculos abdominais fortalecidos garante suporte à coluna vertebral e previne a tão temida lombalgia (dor lombar).

Lembra-te que, por recrutar toda a região do core, ajuda no fortalecimento dos quadris e lombar – prevenindo as dores nas costas. Na verdade, com essa região fortalecida, toda a condição física e o próprio desempenho melhoram.

A importância de treinar prancha, vai além do treino de core.

Não te podes esquecer que a prancha abdominal é um exercício que requer muita concentração para ter a certeza que consegues uma boa execução. Se te focares em trabalhar os músculos certos, estarás a fortalecer a musculatura do teu core (abdominal, lombar e quadril), trabalhas todos os músculos do te corpo e ainda, melhoras a tua postura corporal, prevines as dores na coluna e ganhas mais estabilidade, não te parece o exercício perfeito para melhorar os teus treinos? Além disso, este tipo de exercício vai reduzir a tensão dos músculos que ficam mais contraídos em situações de maior stress, o que ainda traz benefícios para a tua disposição diária. Sobre o stress podes também ver este artigo sobre as melhores aulas de grupo para acabar com o stress.

Benefícios diretos ao incluir Prancha na rotina de treinos:

  • Ganhar mais estabilidade
  • Mais força no core
  • Melhorar a postura corporal
  • Prevenir as dores na coluna
  • Fortalecer todos os músculos do corpo

Lembra-te que, por recrutar toda a região do core, auxilia no fortalecimento dos quadris e lombar – prevenindo, como já vimos, as dores nas costas. Na verdade, com essa região fortalecida, toda a condição física e o próprio desempenho melhoram.

Porquê? Porque vais melhorar a consciência corporal, a capacidade de levantar cada vez mais peso, e além disso, como é um exercício de corpo inteiro, a prancha também vai ajudar a trabalhar os quadríceps e glúteos e ativa pélvica. Embora seja um exercício mais focado no core, com este exercício podemos aumentar a força geral para os movimentos diários.

Como fazer uma prancha corretamente:

  1. Deitar de bruços no chão, com os antebraços no chão e os cotovelos diretamente abaixo dos ombros. 
  2. Elevar todo o corpo, de forma ereta, com apoio dos cotovelos e dos pés.
  3. Deixar os cotovelos alinhados com os seus ombros – na mesma distância.
  4. Ou corpo deve formar uma linha reta do topo da cabeça aos calcanhares. Contraia a pelve, o core e os glúteos. Mantém a posição contraindo o corpo todo.

Sabias que podes experimentar uma aula de grupo Grátis no FITTEJO? Ou um treino acompanhado por um dos nossos professores de sala: seja como for, estamos preparados e 100% disponíveis para te receber! Marca agora: 918 888 459 ou geral@fittejo.pt, esta experiência é oferta para que possas experimentar os nossos serviços e perceber por ti, como é bom cuidar da saúde e bem-estar com os melhores profissionais.

Até breve, 

FITTEJO